Mais velha que Paranaguá? Entenda os 477 anos de Guaraqueçaba, comemorados hoje (11)


Por Luiza Rampelotti Publicado 11/03/2022 às 11h40 Atualizado 17/02/2024 às 03h36

Caminhar pelas pequenas ruas de Guaraqueçaba, no Litoral, também é passear pela história do Paraná. A singela cidade comemora, nesta sexta-feira (11), 477 anos desde sua colonização, em 1545, sendo a primeira região, em solo paranaense, a ser colonizada pelos portugueses. No entanto, apenas em 1880 o povoado foi elevado à condição de município. 

Guaraqueçaba fazia parte de Paranaguá até 1947, quando, por meio da Lei Estadual nº 02, de outubro do mesmo ano, o Governo decidiu desmembrar o município, criando oficialmente uma nova cidade na região litorânea. Até 1970 esteve isolada do resto do estado, tendo como único meio de acesso os barcos vindos de Paranaguá. Atualmente, além do transporte aquaviário, também é possível chegar até ela por meio da PR 405. 

Cerca de nove mil habitantes moram no local, e têm uma vista privilegiada das baías de Paranaguá e Laranjeiras, além da elevação da Serra do Mar. Grande parte de seus moradores tira o sustento da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca ou aquicultura. 

A região mantém seu meio-ambiente quase intacto, criando atrativos turísticos apreciados pelos adeptos do turismo ecológico, além disto, a preservação de suas características físicas possibilita a manutenção de suas reservas florestais e ecossistemas. 

Quem passeia pelo Centro Histórico tem a sensação de voltar ao século XIX, pois as ruas de pedra ainda guardam diversos exemplares arquitetônicos de casarios coloniais. O mais famoso é o sobrado da sede da Estação Ecológica, onde funciona uma exposição permanente sobre a história do município. 

Programação 

Para celebrar mais um ano da sua fundação, os guaraqueçabanos vão contar com uma programação especial que começa hoje (11) e finaliza no domingo (13). Como o período ainda é de pandemia e requer cuidado para evitar contaminações por Covid-19, as comemorações não serão com os tradicionais eventos de grande porte.

A prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC) acredita que dessa forma irá preservar a vida e saúde dos moradores locais, além de garantir que os valores que seriam gastos com essas atividades sejam economizados e destinados às demandas sociais. “Entre as ações previstas estão um ato cívico, apresentações e homenagens, entrega de obras, evento de valorização da natureza e de cunho sociocultural, eventos esportivos e uma Live Show com artistas locais”, diz.

Para celebrar mais um ano da sua fundação, os guaraqueçabanos vão contar uma programação especial que começa hoje (11) e finaliza no domingo (13). Foto: Renato Soares
Confira abaixo a programação completa:

11 de março

8h: Abertura do evento com fanfarra, apresentação de escolas e homenagem às vítimas da Covid-19;

11h: Passeio à Cachoeira do Salto Morato;

20h: Live ecumênica – Guaraqueçaba Terra Abençoada. (Transmissão pela página oficial da Prefeitura de Guaraqueçaba no Facebook).      

12 de março

09h: Competição de Natação na Baía de Guaraqueçaba nas modalidades masculino e feminino;

16h: Corrida Rústica – Masculino e Feminino

20h: Live Show “Pratas da Casa”. (Transmissão pela página oficial da Prefeitura de Guaraqueçaba no Facebook).

13 de março

09h: Corrida de Canoa em 5 modalidades.

20h: Live Show “Pratas da Casa”. (Transmissão pela página oficial da Prefeitura de Guaraqueçaba no Facebook).

Para acompanhar as transmissões ao vivo, clique aqui.