Mamografia já está liberada em Guaratuba; agendamento deve ser feito na UBS

por Maisy Pires
22/10/2020 16:06 (Última atualização: 26/10/2020)

Laboratório de Diagnóstico por Imagem (LADI) fica na Avenida Ponta Grossa, 588, no Centro

O município de Guaratuba, em parceria com o Governo do Estado, firmou convênio para a realização de exame de mamografia pelo Laboratório de Diagnóstico por Imagem (LADI), que fica na Avenida Ponta Grossa, 588, no Centro de Guaratuba.

A oficialização do acordo aconteceu na quarta-feira (21) e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Gabriel Modesto; José Carlos de Abreu, chefe da 1º Regional de Saúde; Edson Kersten, proprietário do Centro de Imagens, que adquiriu o Ladi em Guaratuba.

Gabriel Modesto contou ao JB Litoral que a busca pelo convênio com uma clínica privada acontece há anos. “Nós viemos com uma proposta de trazer para o município o convênio com o SUS para um prestador privado que já estava instalado aqui, mas não vencemos os termos burocráticos. Porém, o Centro de Imagens fez a aquisição desse estabelecimento. Como o Centro de Imagens já tem o convênio com o Governo do Estado a concretização do projeto foi mais fácil”, explicou.

Mamografia já está liberada em Guaratuba; agendamento deve ser feito na UBS 2
Silvia Buchalla, advogada, moradora do Nereidas; Gabriel Modesto, José Carlos de Abreu; Edson Kersten e Ângela Moser, médica ginecologista, que trabalha no Ladi.

O secretário ressaltou a importância da realização do exame no município. “A questão da distância ou acesso à Paranaguá era um dificultante. Pois as mulheres que estavam saudáveis, mesmo disponibilizando o transporte, não iam. Então, quando a mulher tem algum achado, chamado de mamografia diagnóstica, a gente conseguia levar. Mas aquelas que precisavam fazer o exame de rastreamento, que a mulher tem que fazer a cada dois, o preventivo, tínhamos muita dificuldade. Agora vai ficar muito mais fácil. Vamos conseguir promover ações de busca ativa com agentes de saúde; integração mais rápida com a clínica, o que vai permitir que a gente entenda a falta da paciente. Isso vai facilitar, e muito, além de melhorar os indicadores de prevenção”, disse.

Gabriel falou também do apoio do Governo do Estado. “Tudo isso foi graças a uma parceria muito forte com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que tem tido um compromisso e um olhar diferenciado com o litoral. O José de Abreu também foi muito importante para vencer os trâmites necessários. Foi um trabalho em conjunto para dar esse presente para as guaratubanas, principalmente no meio do Outubro Rosa”, completou.

Agendamento

Mulheres com idade de 50 a 69 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde para agendar a mamografia. Todas as UBS fazem o agendamento, assim como realizam a coleta para exames preventivos de mulheres de 25 a 64 anos.

As mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer um exame de mamografia a cada dois anos, sem a necessidade de passar pelo médico. Basta ir a uma unidade que a equipe de enfermagem agenda o exame. Nas outras faixas etárias, a mamografia é feita sob prescrição médica, nos casos em que a mulher detectou algum indício no autoexame ou faz parte de grupo de risco. Para marcar o exame é preciso ir até a UBS.

Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp de cada unidade: 

  • UBS Caieiras: 3472-8749
  • UBS Coroados: 3472-8748
  • UBS Figueira: 3472-8746
  • UBS Mirim: 3472-8747
  • UBS Cohapar: 3472-8732
  • UBS Piçarras: 3472-8733
  • UBS Cubatão: 991513038

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments