Matinhos se preocupa em vacinar toda a população, mas sofre com atraso nas entregas


Por Publicado 08/09/2021 às 20h48 Atualizado 16/02/2024 às 12h41
vacinação matinhos

A Prefeitura de Matinhos informou estar com dificuldades para manter a aplicação do imunizante CoviShield, da Oxford/AstraZeneca/FioCruz devido ao atraso das doses distribuídas no país. O problema se deve a demora na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) que é a matéria-prima responsável pela fabricação dos imunizantes.

Apesar de estar sem receber novas doses da vacina que é aplicada 90 dias entre a 1º e 2 dose, a prefeitura retomou na data de hoje (8) a aplicação das 2º dose dos imunizante ComiRNAty, da Pfizer/BioNtech e CoronaVac, da Sinovac/Butatan, na Arena Vicente Gurski. O retorno para essas vacinas segue sendo aplicado de acordo com o cronograma disponibilizado no dia de início do processo vacinal. Mesmo aqueles que estão com o calendário em dia ou estourado para receber a 2º dose da AstraZeneca, deverão aguardar a chegada de novas remessas, esperadas para a segunda quinzena do mês.

Em uma rede social, a prefeitura também explicou como está ocorrendo a imunização de quem ainda não tomou nenhum imunizante. “A vacinação da 1º dose está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante agendamento dos cadastrados. As pessoas que fizeram o cadastro para receber o imunizante nas UBSs, deverão aguardar o contato do enfermeiro-chefe da unidade para agendamento da aplicação da 1º dose. Mesmo com o atraso é de suma importância que quem tomou a primeira dose, não deixe de tomar a segunda dose, para que tenha plena eficácia na imunização“, diz a publicação. Até o fechamento desta reportagem, o post já contava com 97 comentários e mais de 100 compartilhamentos.

Secretaria cita importância de vacinar população rapidamente

Em contato com a reportagem, a secretaria de Saúde de Matinhos afirmou querer acelerar a vacinação para garantir um fim de ano mais seguro e saudável para toda a população. “Tudo que nós queremos é imunizar toda população o quanto antes mesmo. Porque, já estamos nas vésperas da temporada e o fluxo aumenta cada vez mais. A gente tem que proteger a população“, explicou a pasta.

A pasta ainda cobrou por mais vacinas e afirmou estar acompanhando de perto a chegada para conseguir atender toda a demanda municipal. “Na verdade toda população deveria estar imunizada, aí seria serio o ideal pra todo mundo. A gente pretende vacinar todas as pessoas o mais rápido possível, mas [com os atrasados] acabamos ficando no aguardo. As pessoas telefonam todos os dias querendo saber e pedindo por vacinas. Para a gente isso também é bem desagradável, já que não temos a vacina e gostaríamos de poder vacinar todos“.

Apesar de desejar mais vacinas, levantando feito pelo JB Litoral aponta que Matinhos conseguiu imunizar mais de 91$ da população da cidade com a primeira dose, sendo um dos destaques em população parcialmente vacinada no litoral. Ao todo, 42% da população já recebeu duas doses dos imunizantes ou a vacina de dose única.

A cidade ainda alerta que enquanto não ocorrer a imunização de 100% da população, é necessário manter atenção com os protocolos sanitários, desde a higienização constante das mãos, o uso do álcool em gel, o distanciamento social e também o uso de máscara protetoras. Para dúvidas, Matinhos disponibiliza os números (41) 3971-6032 e (41) 3971-6131, que respondem as mensagem enviadas por WhatsApp.