Mistério é bom para filmes!


Por Redação JB Litoral Publicado 20/08/2017 às 16h59 Atualizado 14/02/2024 às 21h28

No Brasil já faz muito tempo que os gestores desconhecem completamente o sentido da palavra público, até mesmo no gênero feminino, pública. O desconhecimento é tanto que o Governo Federal, nas duas gestões petistas, Lula e Dilma, criou um material didático, em forma de legislação, com a Lei de Acesso à Informação, do Portal de Transparência, e forneceu como suporte a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Afinal, se a gestão é pública, não existe motivo para não dar transparência aos atos envolvendo recursos públicos! E isto vale para compra de bens, nomeações e prestação de serviços.

Nesta edição trouxemos um verdadeiro mistério digno dos melhores filmes de Hollywood, o que seria normal se não envolvesse duas gestões, Paranaguá e Guaraqueçaba e, entre elas, uma concessionária do serviço público, a qual prestou uma ação que não se sabe como, quando, de que forma e com que legalidade.

Questionadas, ambas as gestões municipais, nenhuma delas quis esclarecer ou mesmo explicar como a CAB Águas de Paranaguá ajudou a cidade de Guaraqueçaba, antes da eleição do jovem Prefeito Ariad Junior. Nem mesmo o recém empossado, que inicia sua vida pública, se propôs a esclarecer a ajuda que ele mesmo chegou a agradecer, de forma pública, em uma entrevista na rádio.

Não é uma boa maneira de começar uma gestão, até porque existem mecanismos legais que permitem que a ajuda ocorra, mesmo a cidade tendo a Sanepar para atendê-la. Lembrando, ainda, que não era sequer o atual prefeito e sim o interino o qual teria obrigação de informá-lo e, mais ainda, a imprensa e os parnanguaras, que tinham na CAB sua fornecedora de água e esgoto tratado.

Nesta semana, recorreremos à experiência e seriedade de muitos mandatos do Prefeito interino Abelardo Sarubbi para que desfaça este mistério.