Moradores do Balneário Marajó acusam prefeitura de Matinhos de descarte ilegal de lixo


Por Marinna Prota Publicado 08/09/2021 Atualizado 16/02/2024

Durante o fim de semana o JB Litoral recebeu várias fotografias que mostram o descarte de lixos comuns e galhos em uma área do Balneário Marajó, em Matinhos. Os moradores alegam que o projeto de limpeza da cidade, promovido pela prefeitura, seria o responsável por fazer o despejo ilegal do lixo na região. A reportagem, a administração pública afirmou em nota que tomará as medidas cabíveis e que o incidente não foi promovido por ela.

“Vários caminhões, destes de entulhos estão sendo descarregados em meio a casas e em cima do córrego na Rua Icaraí”, denunciou um morador que não quis ser identificado. Nas imagens é possível ver restos de móveis, galhos e entulho, além disso, no vídeo enviado ao JB Litoral, um trator aparecer revirando a terra no local.

  • LIXO MATINHOS

Em nota, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Matinhos “se posiciona a respeito das imagens divulgadas, que mostram galhos e móveis sendo destinados a locais no meio da comunidade no balneário Marajó. A administração municipal informa que o material descartado é levado para a CIETec, o Complexo Industrial Ecotecnológico. O que acontece é que, como o CIETec fica em Paranaguá, o descarte é levado temporariamente para o Marajó. Uma vez depositado lá, é recolhido por um caminhão maior e enfim levado para o CIETec. A pasta reforça que o material que aparece nas filmagens não é lixo, mas sim galhos e móveis, que são levados para Paranaguá”.

Já o lixo orgânico, segundo a Prefeitura de Matinhos, é recolhido por caminhões compactadores e levado para o CIAS, o Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário, que fica em Pontal do Paraná. Após passar pelo CIAS, o rejeito orgânico é enfim levado para a unidade do CIETec.