Moradores ressaltam progresso com obras de pavimentação asfáltica: “A gente está vendo”

“Todo progresso que vem para a população é necessário” afirma morador da Vila Garcia, um dos bairros contemplados pelo projeto

por Redação JB Litoral
11/01/2021 14:14 (Última atualização: 11/01/2021)

Vila Garcia tem obras pelas ruas do bairro e moradores destacam que chegou a vez de eles receberem infraestrutura

Por Marinna Protasiewytch

Um investimento visível, é assim que podemos classificar as obras de pavimentação que têm mexido com a vida da população parnanguara nos últimos anos. Uma mudança que, para grande parte da população, só traz benefícios. Caso do Leonardo Luis Ferreira, que é morador da Ilha dos Valadares há 65 anos e acompanha de perto todo o progresso trazido pelo asfalto que vem sendo implantado na região.

“Nós estávamos esperando por muito tempo e é uma maravilha. Isso mostra pra gente o progresso da nossa ilha, agora com o Marcelo melhorou bastante a nossa situação. Antes era tudo valeta, tinha que amassar mato para não pisar na água ou jogar uma tábua lá na frente e ir perambulando até onde você fosse. O asfalto, tudo de calçamento que foi feito aqui, é uma verdadeira maravilha, não vamos mais ter que pisar na lama, teu filho vai para o colégio limpinho, diferente de antigamente, que nem de bicicleta dava para andar direito”, destacou Leonardo, que possui um salão de corte de cabelo na região.

Moradores ressaltam progresso com obras de pavimentação asfáltica: “A gente está vendo” 1

Comerciante relata melhorar na qualidade de vida e aumento da clientela após asfalto na Ilha dos Valadares

Já Arnaldo José Sobrinho, comerciante da Ilha dos Valadares, garante que o asfalto novo ajuda até atrair mais clientela. “Fazia muito tempo que nós estávamos esperando, agora para nós foi muito bom. Tudo mais fácil, aumenta o movimento e nós ficamos muito agradecidos. Sem o asfalto era muito buraco por aqui, por isso achamos que a administração inteira do prefeito trabalhou muito bem, foi uma grande coisa que eles fizeram”.

Segundo o secretário de Obras de Paranaguá, Ildevan da Silva Junior, o investimento e o projeto de pavimentação vêm sendo feitos ao longo do primeiro mandato do prefeito Marcelo Roque e devem continuar a todo vapor nesta segunda gestão. “Entre 2017 e 2020 foram pavimentados, aproximadamente, 80km de vias e, ao longo dos anos de 2021 a 2024, pretende-se chegar à marca de mais 90km de pavimentação e recuperação de vias, obras estas que beneficiarão todas as regiões do município”, detalhou o secretário.

Moradores ressaltam progresso com obras de pavimentação asfáltica: “A gente está vendo” 2
Projeto de asfaltamento da prefeitura quer chegar a mais 90 quilômetros de revestimento em Paranaguá até 2024

Regiões com asfalto novo

São quatro bairros que atualmente receberam uma atenção especial do setor de obras do município. Nestas localidades, comércios, residências, escolas e até praças, ganharam acessos com asfalto novo, liso e com sinalizações verticais e horizontais. “Atualmente encontram-se recebendo obras de pavimentação os bairros: Jardim Esperança, Vale do Sol, Vila Garcia e Ilha dos Valadares, além da recuperação individual de algumas vias espalhadas pelo município, e demais obras com previsão de início ao longo do ano de 2021”, explicou Ildevan da Silva Junior.

Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Pode), esses investimentos representam benefícios transformados em “qualidade de vida da nossa população com infraestrutura urbana. Fizemos mais de 90 quilômetros de asfalto, o maior programa de pavimentação da história, que segue a todo vapor, e o objetivo é dobrar a meta nesta gestão. Além disso, o serviço inclui desde a drenagem até a sinalização horizontal e vertical”.

Segundo Elmo de Moura Miranda, empresário da Vila Garcia, em cinco anos de instalação do seu pátio na região, esta é a primeira vez que ele consegue ver obras de asfalto e infraestrutura. “Quando eu cheguei era uma buraqueira, infraestrutura não tinha, sem esgoto e muito mal assistido. O acesso dos meus veículos era complicado e você chegava em casa com lama por causa da via. Agora melhorou bastante, a acessibilidade é sempre bem-vinda, então a gente vê que aqui tem a calçada para o pedestre, que não precisa ficar andando no meio do mato, por exemplo”, ressaltou o empresário da região.

Elmo ainda salientou que “todo progresso e benefício que vêm para a população são necessários, e se é na gestão atual que está sendo feito isso por este bairro, para mim está sendo boa, porque a gente está vendo. Claro que toda administração pública tem problemas, mas a questão é esperar a sua vez, agora chegou a nossa vez aqui na Vila Garcia”.

Projeto e investimento

A gestão municipal anunciou que nas regiões do Jardim Iguaçu, Vila Marinho e Ouro Fino serão mais de 10,5 quilômetros de asfalto. Segundo o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Programas (UGP), Brayan Roque, estão sendo preparadas as pavimentações no Jardim Ouro Fino, Comerciários, Jardim Paranaguá e Conjunto Cominese.

Nos mais de 10 quilômetros na região sul da cidade, que contempla Jardim Esperança, Vila Garcia e Vale do Sol, foram investidos cerca de R$ 12 milhões. A proposta de benfeitoria asfáltica no município, sem um balanço oficial, tem uma estimativa de que mais de 60 milhões já tenham sido gastos na sua realização.

A prefeitura de Paranaguá ainda ressalta que o projeto de pavimentação deverá atingir mais bairros e que a população vai receber o asfalto novo como forma de melhorar a qualidade de vida de todos. “No Jardim Paranaguá, Comerciários e Bertioga os projetos de asfaltamento também já estão em andamento, ampliando, assim, estruturas de qualidade para os bairros da nossa cidade”, salientou o prefeito Marcelo Roque.

Moradores ressaltam progresso com obras de pavimentação asfáltica: “A gente está vendo” 3
Moradores relatam fim da lama e acessibilidade nos bairros após obras nas vias

3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments