Corpo de Bombeiros da PM registra primeiro afogamento no litoral, nesta temporada


Por Redação JB Litoral Publicado 29/12/2014 às 03h09 Atualizado 14/02/2024 às 04h55

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar registrou na madrugada desta terça-feira (30) o primeiro óbito por afogamento da Operação Verão Paraná 2014/2015. O rapaz, de 17 anos, se afogou nesta segunda-feira (29), por volta das 07h40, no Balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná, mas foi socorrido pelos guarda-vidas e encaminhado ao hospital, de helicóptero, onde faleceu nesta madrugada.

“Ele estava sozinho banhando-se fora do horário de funcionamento dos Postos de guarda-vidas (PGV), que, por regra, inicia as 08h00 e se encerra as 20h, todos os dias”, conta o porta-voz do Corpo de Bombeiros na Operação Verão, capitão Fernando Tratch. O oficial contou que após cerca de aproximadamente 30 minutos de buscas, por meio de mergulho, o rapaz foi localizado pelos guarda-vidas e retirado da água em estado grave, com parada cardiorrespiratória.

Neste momento, de acordo com ele, foram realizados os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pelos guarda-vidas, até a chegada de apoio. Ele foi transportado pela tripulação do helicóptero Falcão IV, do Batalhão de Policia Militar de Operações Aéreas da Policia Militar (BPMOA) às 09h50min para o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, “com sinais vitais espontâneos.”

Para o resgate, os bombeiros utilizaram um bote inflável de salvamento, três viaturas de Busca e Salvamento e uma ambulância, além do apoio da aeronave do BPMOA e de 10 guarda-vidas. “Lembre-se sempre, afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção e essa é a melhor forma de tratamento”, alerta Tratch.

O Corpo de Bombeiros informa que o horário e a localização do Posto de Guarda-vidas podem ser encontrados através do site do www.bombeiros.pr.gov.br.