Morretes é palco de cenas de novo filme nacional com Larissa Manoela
Na semana passada (12), Morretes se transformou em um grande palco a céu aberto. A cidade recebeu as equipes de filmagem do longa-metragem “Traição entre Amigas”, do renomado diretor Bruno Barreto. O filme terá como protagonistas as atrizes globais Larissa Manoela e Giovanna Rispoli.
De acordo com o diretor, que já dirigiu filmes nacionais como Dona Flor e Seus Dois Maridos (1978), Gabriela, Cravo e Canela (1983) e O Que é Isso, Companheiro? (1997), que inclusive lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, sua nova produção será gravada em Curitiba, mas o Litoral também será mostrado, através da famosa Serra do Mar e Morretes.
“Vamos mostrar os principais locais de Curitiba, como a Ópera de Arame, o Parque Barigui e até o trem que vai para Morretes. Todas as paisagens organicamente colocadas dentro da história”, diz.
A decisão de Barreto foi comemorada pelo prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Junior (PSD). “Morretes, berço da cultura do Paraná, cidade onde, com muito orgulho, temos o destaque de grandes nomes como Rocha Pombo, Theodoro de Bona, João Turim, Mirtilo Trombini, entre outros, mais uma vez se destaca a nível nacional, através da cultura e das artes. Nosso cenário natural e histórico sendo protagonista do cinema, projetando nossa cidade para o Brasil e para o mundo”, comenta.
Traição entre Amigas
O filme será uma adaptação do primeiro livro da escritora Thalita Rebouças, “Traição entre Amigas”, que conta a trama de relações, encontros e desencontros de duas jovens e suas desventuras amorosas, num enredo sobre os desafios das relações humanas e de uma amizade impactada por uma traição amorosa.
A gravação das cenas em Morretes aconteceu na sexta-feira da semana passada, e reuniu cerca de 100 profissionais do setor do audiovisual entre atores principais, coadjuvantes, diretores assistentes, produtores, técnicos de som, equipe de filmagem e de logística. A filmagem no município litorâneo marcou o fechamento da primeira semana de gravações do longa-metragem, que ainda prevê mais quatro semanas entre Curitiba e Nova Iorque.
Projeção nacional
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Patrícia Assis, fala ao JB Litoral sobre a importância de ações como esta, que fortalecem o atrativo turístico da cidade a nível nacional. “Como o segundo destino turístico do Paraná, Morretes, mais uma vez, tem a oportunidade de reforçar sua marca e divulgar seus encantos em um novo contexto de grande visibilidade social, que transcende os meios em que normalmente propagam o município, gerando um efeito sistêmico de fortalecimento da cultura e do turismo na cidade e na região”, avalia.
Segundo o diretor municipal de Cultura, André Lucas Santiago, o poder municipal de Morretes vem trabalhando para promover a cultura e o turismo como mecanismo central para uma lógica de desenvolvimento territorial sustentável, com geração de trabalho e renda em diferentes frentes e atividades. Ele ainda destaca que a gravação na cidade foi “uma oportunidade ímpar para fomentar novas iniciativas culturais, inspirando a população local e os fazedores de cultura do município, promovendo a formação de público e abertura de novos horizontes os profissionais do audiovisual do município”.
Foi a diretora municipal de Turismo, Allana Araújo, que esteve à frente da organização logística da filmagem, junto com a equipe de produção do filme. “O município vem se estruturando para receber cada vez mais atividades de grande porte que venham a fortalecer o desenvolvimento local e todo o setor do turismo”, conclui.
*Com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Morretes