Navio da National Geographic volta ao Porto de Paranaguá

É o primeiro navio de passageiros a atracar em Paranaguá nesta temporada. A embarcação retorna ao Litoral do Estado com cem passageiros e 97 tripulantes a bordo

por Redação JB Litoral
20/10/2014 13:00 (Última atualização: 20/10/2014)

NULL

Atracou na manhã desta segunda-feira (20), no Porto de Paranaguá, o navio de passageiros National Geographic. É o primeiro navio de passageiros a atracar em Paranaguá nesta temporada. A embarcação retorna ao Litoral do Estado com cem passageiros e 97 tripulantes a bordo. O navio faz apenas uma escala técnica em Paranaguá e parte no fim da tarde rumo ao Rio Grande do Sul.

Os passageiros aproveitaram a parada técnica para conhecer as belezas da região. Enquanto um grupo optou conhecer a Serra do Mar de trem, outro foi de barco até Guaraqueçaba. A viagem faz parte do roteiro da América do Sul, da National Geographic. Paranaguá é o meio do trajeto, que tem duração de 18 dias. O navio partiu de Salvador, no último dia 12, e vai até Buenos Aires, na Argentina, passando por Ilhéus, Abrolhos, Rio de Janeiro, Parati/Anchieta, Rio Grande e Montevideo (Uruguai).

A maioria dos turistas do navio é dos Estados Unidos. Porém, há também passageiros israelenses, gregos, espanhóis, suecos, canadenses, dinamarqueses, venezuelanos, poloneses, holandeses, irlandeses e sete brasileiros. A faixa etária dos turistas varia de 17 a 86 anos.

HÁ UM ANO – Esta é a segunda vez que o National Geographic Explorer atraca no Porto de Paranaguá. Em 2013, no dia 19 de outubro, ele esteve no Litoral paranaense com 113 passageiros e 98 tripulantes.

O diferencial desta embarcação é que a viagem é uma expedição, na qual se permite aos passageiros vivenciar lugares que a National Geographic costuma cobrir em suas reportagens, filmes e documentários. Na viagem, não tem luxos como piscina e cassinos, os mergulhos são no mar e, nas horas vagas, há palestras e aulas sobre a diversidade do itinerário.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O navio mede 112 metros de comprimento, tem 16,5 metros de boca (largura) e é equipado com tecnologia avançada, totalmente estabilizado e tem capacidade para 148 pessoas em 81 cabines, 13 com varanda. Na embarcação, todo o lixo é separado (em 16 tipos) e processado conforme o material – existe uma sala específica para esse trabalho de reciclagem a bordo.

Entre os passageiros, pesquisadores profissionais de diversas áreas – biologia, cultura, fotografia, entre outras – e pessoas comuns, mas curiosas e interessadas em aventura. Cada expedição é acompanhada por um time de profissionais – das mais diversas áreas como zoologia, biologia, ornitologia, geologia, história, fotografia e outras. Nesta tem, pelo menos, onze nesse time.

TEMPORADA – Além deste navio de passageiros, já estão previstas outras três paradas turísticas de navios de passageiros no Porto de Paranaguá. No início de janeiro, deve passar o navio Sovereign; em fevereiro, o Zenith; e, em março, o Sovereign faz nova escala no porto paranaense.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments