Negócios sustentáveis: empreendedores de Paranaguá podem participar do Programa Territórios Regenerativos


Por Luiza Rampelotti Publicado 05/07/2022 às 16h58 Atualizado 17/02/2024 às 12h00

Empreendedores de diversos setores e seguimentos de Paranaguá participaram, na manhã desta terça-feira (5), de um café da manhã para conhecer o Programa Territórios Regenerativos, que visa apoiar o empreendedorismo sustentável e de impacto positivo no município.

O programa, realizado pela Parsifal 21 e Trê – Investindo com Causa, com o suporte da Fundação Grupo Boticário, pretende fortalecer e desenvolver os negócios aliado à preservação do meio ambiente, começando pelos localizados na Grande Reserva Mata Atlântica – Paraná, onde a Fundação Grupo Boticário é a anfitriã. A Cidade Mãe do Paraná foi escolhida para dar início ao projeto devido ao seu potencial econômico.

Paranaguá é uma cidade polo, onde será possível trabalhar a questão do desenvolvimento econômico de forma sustentável. Aqui temos a Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente deste bioma no país. Além disso, universidades e o Sebrae já atuam de forma direta com os empreendedores do município”, diz o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Zaniolo Karam.

Durante a reunião, os participantes puderam conhecer o projeto de desenvolvimento dos negócios, que começará no dia 11 de agosto, com um workshop gratuito de 4 horas. Porém, serão realizadas várias programações ao longo de 4 meses, apenas para empreendimentos parnanguaras.

Será uma trilha de desenvolvimento para apoiar o empreendedor para que ele entenda melhor o seu modelo de negócio, que oportunidades ele tem de gerar impacto socioambiental positivo, além do lucro e formar uma rede de empreendedores”, comenta Karam.

Para todos os tipos de negócio

A custo zero para o empreendedor, por meio do programa ele irá descobrir oportunidades de fazer com que o seu negócio gere impacto positivo para o território, contribuindo em questões sociais e ambientais no município. No entanto, não é necessário que o empreendimento já seja focado em sustentabilidade, uma vez que a trilha do desenvolvimento irá auxiliar quem tem o desejo de ingressar na área.  

“Será uma trilha de desenvolvimento para apoiar o empreendedor para que ele entenda melhor o seu modelo de negócio, que oportunidades ele tem de gerar impacto socioambiental positivo além do lucro e formar uma rede de empreendedores”, comenta Karam

Se durante o período do Territórios Regenerativos algum participante sinalizar que precisa de recursos para alavancar seu negócio, em projetos voltados à sustentabilidade e impacto positivo, o Programa oferecerá uma oportunidade de empréstimo com mecanismo financeiro desenhado para o setor, tornando a linha de crédito mais barata e interessante. Além disso, há a possibilidade de recursos para os empreendimentos menores que ainda precisam de dinheiro para se estruturar, mas não têm capacidade de realizar um empréstimo.

Desenvolvimento econômico sustentável

Para a coordenadora do Programa Territórios Regenerativos e consultora do Parsifal 21, Ana Carolina Vermelho Martins, muito além de passar apenas ideias sobre sustentabilidade, a intenção é fazer com que os empreendedores entendam seu papel dentro do projeto e, através dele, possam implementar práticas econômicas por meio dos benefícios concedidos dentro da plataforma.  

Nós acreditamos que Paranaguá pode se tornar a primeira cidade da região a implantar um projeto de desenvolvimento econômico sustentável. O nosso objetivo é desenvolver a gestão, auxiliar a lidar com as finanças de uma forma diferenciada, e apresentarmos recursos de investimentos disponíveis em uma plataforma onde o empresário pode ter acesso a crédito mais barato que o praticado no mercado financeiro, com mais prazos, que atende projetos que apresentem lucro aliados à preservação ambiental e que impactem positivamente no território”, explica.

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Henrique Almada, a iniciativa é muito interessante para os negócios locais. “O programa pretende auxiliar os empreendimentos parnanguaras a descobrirem as melhores formas para se tornarem sustentáveis, mas não apenas isso, a também gerarem impacto positivo para o meio onde são desenvolvidos. Isso beneficia tanto as empresas e seus empreendedores quanto a própria população parnanguara, além do nosso meio ambiente, que também tem um potencial turístico econômico enorme. Essa parceria tende a gerar bons resultados para a sociedade“, comenta.

Secretários municipais de meio ambiente, trabalho e indústria e comércio também participaram do encontro. Foto: JB Litoral