78% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia das Mães


Por Redação JB Litoral

(Divulgação)

  Os consumidores estão animados em presentear suas mães segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Apesar das constantes quedas na intenção de consumo, 78% dos paranaenses estão dispostos a comprar um presente para o Dia das Mães, índice semelhante ao do ano passado, que era de 81%. Os que não pretendem comprar um presente somam 20%, por não terem a quem presentear ou outros motivos, e 2% ainda não sabem se comprarão presentes ou não.
   Ainda que a intenção de presentear não tenha sido afetada, os entrevistados disseram que a situação político-econômica do país influenciará negativamente no valor do presente. A maioria, 86%, deverá comprar um produto de valor mais acessível. Já para 13%, o valor não será afetado.
   Verifica-se que a crise influencia principalmente a decisão de compra das mulheres. Entre as consumidoras, 87,5% disseram que situação atual do país influenciará na escolha do valor do presente de forma negativa, enquanto 69,04% dos homens possuem a mesma percepção.

Valor médio do presente

  Para 66% dos entrevistados, o valor médio do presente ficará entre R$50 e R$100. Outros 25% pretendem comprar algo na faixa entre R$ 101 e R$ 150; enquanto 4% investirá de R$ 151 a R$ 200 no presente para as mães e outros 5% vão gastar um pouco mais, acima de R$ 200.

Produtos escolhidos

  Assim como no ano passado, os artigos de vestuário são a preferência dos paranaenses, com 41% das respostas. Em 2014 o setor de vestuário, calçados e bolsas foi a escolha de 57% dos entrevistados.
Na sequência, figuram os perfumes e cosméticos, com 33%, seguidos por eletrodomésticos ou objetos de decoração (8%) e livros (3%). Há também aqueles que preferem presentear com um valor em dinheiro, para que a presenteada tenha a liberdade de escolha. Outras opções de presentes somam 12%.

Metodologia

 A sondagem da Fecomércio PR ouviu 350 consumidores entre os dias 9 e 25 de abril. Entre os entrevistados, 84% eram mulheres e 16% homens.

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