Adolescentes devem ser vacinados a partir da semana que vem; dose de reforço também está no calendário


Por Publicado 09/09/2021 às 16h41 Atualizado 16/02/2024 às 12h46
beto preto

O Paraná deve receber a partir da próxima quarta-feira (15), vacinas contra a Covid-19 direcionadas para o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. Além disso, deve chegar também doses para reforço de idosos e imunossuprimidos. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9), reunião em que o secretário também anunciou que o Paraná já atingiu mais de 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose.

A estimativa de quantas pessoas estão elencadas nos grupos novos (adolescentes e dose de reforço) está sendo discutida entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e o Ministério da Saúde (MS) e deve ser formalizada nos próximos dias. “A vacinação dos adolescentes e a dose reforço em pessoas mais vulneráveis ao vírus irá aumentar o escudo imunológico contra a doença em todo o estado, salvando centenas de vidas”, disse Beto Preto.

Um levantamento feito pelo JB Litoral, aponta que as cidades do litoral já vacinaram a grande maioria da população elegível, atingindo a média de 81% de todos os habitantes entre as sete cidades. A ordem de cidades que mais imunizou com uma aplicação ou a vacina de dose única são Pontal do Paraná (98%), Matinhos (93%), Guaratuba (80%), Morretes (76%), Antonina (75%), Paranaguá (75%) e Guaraqueçaba (72%).

* As informações foram retiradas do Ranking da Vacinação Contra a Covid-19 no Paraná, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os índices são considerados a partir da população total do município de acordo com a expectativa populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. Por isso, dados como o de Guaraqueçaba parecem baixos, mas se levado em conta apenas o público autorizado a tomar vacina em um primeiro momento (pessoas acima de 18 anos), a cidade já atinge o índice de 95% de imunizados.

Segundo o secretário Beto Preto, o Paraná todo deve iniciar as novas estratégias de proteção assim que chegarem as doses destinadas para os mais jovens. “As doses específicas para adolescentes e reforço devem ser enviadas nas pautas de distribuição realizadas a partir da semana que vem. Não há como fixar uma data para este início porque dependemos do envio do Ministério da Saúde, mas descentralizaremos para os municípios assim que chegarem e faremos chegar até o braço dos paranaenses”, afirmou.

Notícias

Acompanhe a apuração dos votos em Paranaguá em tempo real


O JB Litoral traz para você, eleitor, a possibilidade de acompanhar a apuração dos votos para os candidatos à Prefeitura…


O JB Litoral traz para você, eleitor, a possibilidade de acompanhar a apuração dos votos para os candidatos à Prefeitura…