Aprovada venda de lotes que pode desabrigar famílias no Parque São João


Por Redação JB Litoral

NULL

Um projeto que pode gerar uma série de ações judiciais de reintegração de posse e desabrigar famílias que há anos residem nas quadras 52-A, 52-B, 54-A e 54-B, no Loteamento Parque São João, foi aprovado pela Câmara de Vereadores na quinta-feira (26), concedendo à Prefeitura de Paranaguá autorização para venda, através de concorrência pública. 

Ocorre que o loteamento que possui as matrículas 54.640 e 54.641, do Cartório de Registro de Imóveis, congrega um total de 92 lotes urbanos que estão povoados por diversas famílias que não possuem o título de propriedade do terreno.

De acordo com o projeto enviado à Câmara pela prefeitura, os lotes poderão ser pagos em cinco anos e a justificativa é a necessidade de regularizá-los. Os lotes serão postos à venda por preços que serão avaliados pela prefeitura e, consta no projeto, que será dada preferência à compra pelos atuais ocupantes da área.

Vale lembrar que a legislação que disciplina a concorrência pública- Lei Federal 8.666/93- determina direito iguais para todos os interessados no objeto a ser vendido nas concorrências públicas.
O risco de outros interessados – pessoas físicas ou jurídicas – oferecerem um valor maior do que o proposto pelos atuais ocupantes existe e, ocorrendo, caberá ao vencedor pedir a reintegração de posse da área e retirar a família do terreno onde reside há muitos anos.

Durante a discussão da autorização de venda, o vereador Adalberto Araujo (PSB) ressaltou que não havia parecer da Comissão Permanente de Meio Ambiente e chegou a pedir vistas, mas os vereadores não aprovaram seu pedido, alegando que o projeto estava à disposição dos vereadores há seis meses. Na votação, o vereador se absteve de votar alegando a falta de maiores elementos no projeto, como croquis de localização dos lotes e documentos que deveriam ter sido juntados pela prefeitura e não foram. “Por não estar seguro quanto à lisura do procedimento, para não correr o risco de ser processado por votar um projeto de lei “capenga” e sem elementos suficientes, e apesar da justificativa de que os lotes seriam vendidos a 80 famílias, votei pela abstenção”, postou o vereador nas redes sociais.

 

Sair da versão mobile