Atleta de 16 anos, morador de Pontal, é vice-campeão brasileiro de bodyboarding sub-18


Por Redação Publicado 28/11/2022 às 15h47 Atualizado 17/02/2024 às 22h42

O atleta Roger Fusculin, de 16 anos, morador de Pontal do Paraná, representou a cidade e a região do Litoral no Campeonato Brasileiro de Bodyboarding. Ele participou da última etapa do torneio entre os dias 16 e 19 de novembro, na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), e conquistou o título de vice-campeão brasileiro na categoria sub-18.

Roger havia sido vice-campeão na 1ª etapa, campeão na 3ª e, na final, ficou em 5º lugar, porém, em decorrência de seu desempenho nos torneios ao longo do ano, a soma da pontuação nas quatro etapas garantiu ao jovem o segundo lugar no maior campeonato da modalidade, em sua categoria.

“Me sinto muito feliz com o resultado, tendo em vista as condições do mar e enfrentando atletas do mais alto nível nacional. Tenho treinado intensamente e melhorado cada vez mais a minha performance”, diz o atleta.

O atleta foi recebido pelo prefeito de Pontal, Rudão Gimenes (MDB), e por lideranças do surf na cidade.

O adolescente participa do programa Auxílio Atleta da Prefeitura de Pontal do Paraná e compete no esporte desde os 9 anos de idade. Em sua carreira, já coleciona diversos títulos:

  • Vice-campeão brasileiro de 2021 na categoria sub-18;
  • Bicampeão catarinense 2020/2021 na categoria open;
  • Vice-campeão paranaense de 2021 na categoria mirim;
  • Campeão do Kpaloa em 2019 na categoria open, etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding;
  • 4º lugar no Circuito Brasileiro 2019 na categoria mirim (até 15 anos);
  • Em 2018, se classificou na categoria mirim e ocupou o 3º lugar no Campeonato Paranaense;
  • Campeão Paranaense em Pontal do Paraná em 2017, categoria Grommet’s (atletas até 12 anos);
  • E, o mais recente, vice-campeão brasileiro de 2022 na categoria sub-18.

Influências

Roger é influenciado pelo pai, Alan Fusculin, ex-competidor da mesma modalidade esportiva. Ele conta que se orgulha muito do filho, que o acompanha desde seus primeiros campeonatos: “Roger se dedica com grande responsabilidade ao esporte que tanto ama. Ele quer, no ano que vem, competir na categoria Mundial Pro Júnior e conta muito com as empresas que já o apoiam, com a ajuda do Município e, quem sabe, do Estado, além de ter o maior incentivo de nós, pais deste promissor atleta”, comenta.

Na quarta-feira (23), o atleta foi recebido pelo prefeito de Pontal, Rudão Gimenes (MDB), e por lideranças do surf na cidade. “Nossa gestão tem investido muito no surf e no bodyboarding, pois temos uma vocação natural. Estamos concluindo a obra da Escolinha de Surf do balneário Ipanema para cada vez mais incentivarmos estes esportes em nosso município. Fico muito feliz quando vejo um campeão como o Roger Fusculin despontando em nível nacional. Parabéns por mais esta conquista”, parabeniza o prefeito.