CAB dá dicas para economizar água durante o verão


Por Redação JB Litoral

NULL

Com a chegada do verão, as temperaturas aumentam e o consumo de água se faz ainda mais importante. Contudo, é preciso ficar atento para que o uso dos recursos hídricos não se transforme em desperdício.

De acordo com dados do Atlas de Saneamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo per capita de água no Brasil é de 320 litros por dia.  No verão, o número pode saltar para 450 litros – volume três vezes superior aos 150 litros indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Embora o Brasil seja rico em recursos hídricos (15% do total de água potável do mundo estão em terras brasileiras), há regiões, como o sertão nordestino, que sofrem com a escassez, que é agravada pelo desperdício de outras regiões. Além disso, o tratamento de água é caro e trabalhoso.

Consumo consciente

Em época de temperaturas elevadas, a água tratada é usada para se refrescar. A orientação da CAB Águas de Paranaguá é que os consumidores não abusem do recurso. A das piscinas, por exemplo, não precisa ser renovada com frequência. De acordo com a engenharia química da CAB, para limpeza e eliminação dos odores das infláveis, o ideal é o uso do cloro, que pode ser encontrado em casas especializadas em piscinas. Outra alternativa mais prática e que pode ajudar é o acréscimo de uma colher de água sanitária a cada mil litros de água. O procedimento não purifica a água, mas evita a proliferação de bactérias.  

Banhos de mangueira ou demorados também são vilões do meio ambiente. Um banho de 15 minutos, por exemplo, consome cerca de 80 litros de água. A recomendação é que o tempo seja reduzido para três minutos, o que representa uma economia de 60 litros.

Acompanhe algumas dicas úteis para contribuir com a preservação desse importante recurso da natureza:

Sair da versão mobile