Construção de atracadouros para balsa da Ilha dos Valadares começa na segunda-feira


Por Redação JB Litoral

A travessia do trecho atualmente é feita apenas pelo ferry-boat

O problema antigo com a balsa que transporta veículos à Ilha dos Valadares tem prazo para terminar. A Prefeitura começa, na próxima segunda-feira (24), a construção de dois novos atracadouros – um no continente e outro na ilha – com o objetivo de colocar em operação uma nova embarcação, com o dobro de capacidade de transporte atual (de 6 veículos para 12).

A tão esperada licença ambiental para a obra foi emitida na sexta-feira passada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), pondo fim a um longo período de problemas que nas gestões anteriores só eram resolvidos de forma paliativa.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) teve reuniões com os responsáveis da empresa que venceu a licitação para executar a obra. O prazo estimado para conclusão é de 40 dias.

Como nesta semana, a Capitania dos Portos do Paraná interditou a balsa que está em operação atualmente, a Prefeitura determinou, conforme prevê o contrato com a empresa, a substituição imediata da balsa que foi interditada para que os moradores da Ilha dos Valadares não sejam prejudicados.

Após a notificação da Prefeitura, a empresa DFF informou que uma nova balsa começará a operar na terça-feira (25), se as condições climáticas forem favoráveis. Isto porque a nova embarcação será rebocada pela empresa de Guaratuba até Paranaguá.

Até terça-feira, a passagem de veículos leves pela Passarela está liberada, porém com acompanhamento dos Guardas Civis Municipais, que estarão monitorando o tráfego durante todo o tempo. Carros de serviços de emergência como polícia, guarda municipal, bombeiros e ambulâncias terão prioridade. A travessia de caminhões continuará suspensa, em virtude da existência de laudo técnico do Ministério Público proibindo a passagem de veículos pesados.

Sair da versão mobile