Dois alunos do IFPR Paranaguá são selecionados para ir a Harvard e MIT; escolhidos realizam vaquinha


Foto: Divulgação/ IFPR-Paranaguá.

Na última sexta-feira (03), o Diretor Geral do Campus Paranaguá, Mateus das Neves Gomes, se reuniu com os estudantes Arthur Cardoso Domingues e Janara Schmitt Sandri, selecionados para participar da segunda expedição IFPR – MIT/Harvard, organizada pelos Jovens Embaixadores Internacionais do IFPR. Essa imersão educacional terá como destino as universidades do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Harvard, em Cambridge.

Após apresentarem projetos com ações de empreendedorismo para que cada discente conseguisse subsidiar sua viagem através de autofinanciamento, foram selecionados projetos viáveis de 12 estudantes do IFPR de diferentes unidades, dentre os quais os de Arthur e Janara, do Campus Paranaguá. Essa expedição contará com sete dias de imersão técnico-científica em Harvard e MIT. Os estudantes estão sendo acompanhados pela Assessoria de Relações Internacionais do IFPR, pais dos alunos, além de diretores gerais dos campus.

Os Projetos

O projeto do Arthur tem como objetivo arrecadar dinheiro por meio da criação de artes digitais, como, por exemplo, banners, anúncios, logotipos, panfletos, cardápios, entre outros. Arthur considerou a criação de artes digitais pois já têm experiência com a área, realizando projetos de arte digital, criando diversas logomarcas e publicidades. Serão utilizados computador, periféricos e os programas necessários para criação das artes digitais, podendo criar em casa, remotamente. Para acessar o projeto, clique aqui.

Em conversa com a reportagem, Arthur Cardoso Domingues, de 17 anos, afirma estar muito feliz com a conquista. “É uma alegria enorme estar fazendo parte da 2ª Expedição IFPR ao IMT e Harvard. Estamos com tudo planejado nessa imersão. Todo o processo do projeto é incrivelmente único e depende da criatividade dos jovens”, relata o jovem que está no 2º ano do Ensino Médio.

Arthur também ressalta que participa de outras atividades. “Apesar de ser meu projeto principal, estou envolvido em diversas em diversas atividades, como venda de rifas, vaquinhas e etc“, diz.

O projeto da Janara tem como objetivo a produção de artesanato com miçangas, acrescentando a resina neste ramo. Janara está iniciando o processo de fabricação de peças em resina, no qual continuará usando miçangas para a confecção dessas peças, tais como: brincos, colares, chaveiros, peças de decoração, vasos de flor, e outras peças sob demanda em produtos com resina para artesanato. Grande parte dos materiais necessários para o início da fabricação das peças já foram adquiridos, faltando apenas a resina. Para acessar o projeto, clique aqui.

A reportagem não conseguiu contato com a estudante que também foi escolhida e deve viajar aos Estados Unidos.

Arthur e Janara desenvolveram um banner e uma vaquinha na tentativa de arrecadar fundos para conseguir custear a viagem. Para acessar a vaquinha, clique aqui.

Imagem: Divulgação.
Sair da versão mobile