Draga que opera em Balneário Camboriú será abastecida em Paranaguá


Por Diogo Monteiro

Desde o mês de agosto, uma empresa belga realiza a recuperação do trecho sul da Praia Central de Balneário Camboriú, litoral catarinense. A obra consiste em aumentar a fixa de areia, ampliando em 44 mil metros quadrados, que vai da rua 3.700 até o molhe da Barra Sul.

O espaço atualmente não recebe por muito tempo a luz solar, por conta dos enormes prédios construídos a beira-mar.

Nesta sexta-feira (17) será entregue os primeiros dois quilômetros de extensão e o serviço precisará ser interrompido. O motivo principal é que a draga Galileo Galilei, será reabastecida no porto de Paranaguá e no seu retorno, em três dias, o trabalho recomeça na praia da altura da Rua 3700 em direção ao Pontal Norte.

Abastecimento

Nos portos do Paraná, a Petrobras é única fornecedora de combustível para o abastecimento de navios. A empresa que presta esse serviço para a estatal brasileira é a Navemestra, do Grupo Bravante.

O serviço é executado por barcaças com capacidade para carregar até 1.450 toneladas de combustível. O abastecimento de navios pode acontecer com as embarcações atracadas no cais ou fundeadas (na área de fundeio específica) e, em alguns casos, os navios vão a Paranaguá apenas para abastecer (only bunker). A operação é segura, realizada com barreiras de contenção para evitar que qualquer produto caia no mar.

Obra em Camboriú

A retirada da tubulação do trecho sul e a liberação desta parte da praia para a população, está prevista para ocorrer em cerca de 10 dias, período que também servirá para a continuada conformação da inclinação da praia, que está dentro das perspectivas de entrega da nova Praia Central, com as mesmas características originais.

Primeiro fase da faixa de areia. Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

O preenchimento da praia, da Rua 3700 em direção ao Centro, será feito com a linha que liga à draga a orla na mesma posição em que está atualmente. Quando o preenchimento chegar na altura da Rua 2200, entretanto, a linha de tubos será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da Rua 2200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte.

A previsão para término dessa obra de preenchimento está programada para novembro.

Com informações da Prefeitura de Camboriú e Portos do Paraná

Sair da versão mobile