Em ação rápida, policiais militares salvam homem que estava sofrendo ataque cardíaco


Por Redação

A Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira, uma ação realizada no final de maio, em que um homem foi saldo por uma equipe da 2ª Companhia do 9º Batalhão, em Pontal do Paraná. O caso ocorreu na noite do último dia 31.

De acordo com as informações, por volta das 21 horas, uma equipe de RPA (Rádio Patrulha Auto) acabara de atender uma ocorrência em um conjunto habitacional localizado na Rua Pau-Brasil, balneário Pontal do Sul, quando foi interceptada pela motorista de um GM Celta, que informou que seu marido, de 59 anos, estava sofrendo um ataque cardíaco.

Conforme relatado no boletim de ocorrência, a vítima, agonizando, sofria espasmos musculares e já estava completamente roxa. A condutora do automóvel, de 50 anos, informou que o carro estava falhando por problemas mecânicos e, para piorar a situação, ela não conseguia acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número de emergência 192.

Cientes da gravidade da situação, imediatamente os militares colocaram o homem no banco de trás da viatura e, em seguida, iniciaram as manobras de primeiros socorros e conduziram o casal rapidamente até o pronto-socorro do balneário Shangri-lá.

Na unidade de saúde, o homem recebeu atendimento da equipe médica de plantão que destacou, efusivamente, que a atitude aguerrida e rápida ação dos policiais foi crucial para o salvar a vida da vítima. “Se não fosse conduzido em tempo, e da forma correta, o mesmo poderia ter ido a óbito”, afirmou o médico plantonista que cuidou do caso.

A equipe responsável pela ocorrência foi composta pelo cabo Gerbelli e soldados Alonso e Heraldo, os quais estão lotados na 2ª Companhia do 9º Batalhão.

Sair da versão mobile