Equipe da UEL apresenta projeto sobre criação de estação de apoio aos turistas em Morretes


Por Gabriel Santos

Uma das joias do litoral chega aos 289 anos dia 31 de outubro. Foto: Maurício Oliveira/ UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentou para a secretaria municipal de Turismo e Cultura de Morretes a viabilidade financeira do projeto-piloto Ponto Paraná. A iniciativa desenvolvida pelo programa Invest Paraná busca criar estações de apoio aos viajantes nas rodovias estaduais.

Nesses locais, a população encontrará informações sobre passeios turísticos, restaurantes, estabelecimentos comerciais que estão vendendo produtos da região e uma infraestrutura para atender os turistas. Segundo o projeto, a proposta visa construir um local onde possam ocorrer eventos culturais.

De acordo com a Universidade, a iniciativa ainda está em desenvolvimento no Estado, mas já é praticada na província japonesa de Hyogo. Além de Morretes, os municípios de São José dos Pinhais e Guarapuava participam do projeto-piloto.

No início do ano, uma equipe do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep) da instituição analisou as informações a respeito da cidade. A análise também trabalhou com uma pesquisa na qual foram entrevistadas mais de 300 pessoas acerca dos hábitos de consumo e dicas do que o setor turístico da região pode melhorar.

O professor da Nigep, Saulo Amâncio Vieira, enfatizou que o modelo de negócio precisa conversar com a comunidade a fim de mantê-lo em funcionamento. “Para nós é importante envolver os gestores locais para que, posteriormente à implantação das estações haja a sua sustentação”, comentou.

Com informações da AEN

Sair da versão mobile