Fanfarra de Matinhos brilha no XIV CONFABANSUL e traz 10 conquistas para o município


Por Luiza Rampelotti
Fanfarra Matinhos (1)

Entre os destaques do Concurso de Fanfarras e Bandas Sul-Brasileiro, a Fanfarra Municipal de Matinhos brilhou, conquistando 10 prêmios. Foto: Divulgação

Fanfarra Matinhos (1)
1/4 Entre os destaques do Concurso de Fanfarras e Bandas Sul-Brasileiro, a Fanfarra Municipal de Matinhos brilhou, conquistando 10 prêmios. Foto: Divulgação
2/4 Entre os destaques do Concurso de Fanfarras e Bandas Sul-Brasileiro, a Fanfarra Municipal de Matinhos brilhou, conquistando 10 prêmios. Foto: Divulgação
3/4 Entre os destaques do Concurso de Fanfarras e Bandas Sul-Brasileiro, a Fanfarra Municipal de Matinhos brilhou, conquistando 10 prêmios. Foto: Divulgação
4/4 Entre os destaques do Concurso de Fanfarras e Bandas Sul-Brasileiro, a Fanfarra Municipal de Matinhos brilhou, conquistando 10 prêmios. Foto: Divulgação

A cidade de Fraiburgo, em Santa Catarina, sediou um dos eventos mais aguardados do calendário musical do Sul do Brasil: o XIV CONFABANSUL, o Concurso de Fanfarras e Bandas Sul-Brasileiro. No último sábado (21), mais de 1.500 músicos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul se reuniram para celebrar a música e a cultura regional, transformando o Centro de Eventos Professor Sebastião Andrade dos Santos em um espaço de integração artística.

Entre os destaques do evento, a Fanfarra Municipal de Matinhos brilhou, conquistando 10 prêmios sob a liderança do Maestro Lucas Vieira.

Destaques de Matinhos

Na categoria Fanfarra Municipal, Matinhos impressionou com diversas premiações, incluindo:

Já na categoria Banda Marcial, o sucesso continuou:

As conquistas são resultado de semanas intensas de preparação. O Maestro Lucas Vieira ressaltou o esforço de cada aluno. “A dedicação de cada aluno sempre tentando melhorar e superar seu limite. Foram semanas de trabalho duro nos ensaios. A vontade de fazer um bom trabalho e trazer um resultado positivo é o que realmente se destacou”, disse.

Além disso, Vieira destacou o papel fundamental do apoio dos pais e da equipe da banda. “A logística foi coordenada de forma brilhante, me permitindo focar exclusivamente na performance”, completou.

Desafios superados e olho no futuro

A preparação para o CONFABANSUL não foi fácil, especialmente com mais de 60% dos integrantes da Fanfarra de Matinhos participando de uma competição pela primeira vez. Segundo o Maestro, o desafio psicológico foi intenso, exigindo ensaios extras e ajustes constantes no repertório. “Conciliar os dois projetos – a fanfarra e a banda marcial – foi particularmente desafiador, mas a dedicação dos alunos superou todas as barreiras”, disse.

Agora, o foco se volta para o futuro. Lucas Vieira já planeja os próximos passos. “Vamos avaliar os pontos positivos e negativos e aprimorar, já visando a Copa América deste ano, o Campeonato Brasileiro no ano que vem e, por que não, o Sul-Americano. Muito trabalho pela frente!”, concluiu.

Reconhecimento da comunidade

A coordenadora da Casa da Cultura de Matinhos, Susan Klein, também exaltou o empenho dos jovens músicos e a importância dessas conquistas para o município. “Parabenizamos todos os participantes e agradecemos à equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, ao Gimenez, que conduziu o caminhão com os instrumentos, e às voluntárias que costuraram os detalhes, contribuindo para o sucesso da fanfarra”, afirmou.

Para Matinhos, o concurso não apenas trouxe troféus, mas consolidou o município como um destaque no cenário musical regional, deixando uma marca na história do CONFABANSUL e motivando seus jovens músicos para os próximos desafios”, finalizou Suzan Klein.

*Com informações da Prefeitura de Matinhos

Sair da versão mobile