Guardas municipais de Pontal do Paraná fazem curso para aprender a utilizar uma escopeta nas abordagens


Por Gabriel Santos

Todos os guardas civis irão receber o treinamento. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Paranaguá)

Os guardas civis municipais (GCM) de Pontal do Paraná participaram, entre os dias 23 e 25 de maio, de um curso sobre a utilização de uma espingarda calibre 12. As aulas aconteceram na Academia de Capacitação, Ensino e Formação da Guarda Civil de Paranaguá.

No curso, os onze agentes da GCM aprenderam conceitos básicos relacionados sobre como portar a arma de grosso calibre, realizar as ações de abordagem, entre outras técnicas. “A habilitação tem o objetivo de permitir ao GCM a capacitação correta no uso de espingardas calibre 12, habilitando-os para os procedimentos de segurança, carregamento, descarregamento, disparo e conservação/limpeza do armamento”, explicou a secretária de Segurança de Pontal do Paraná, Any Messina.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Giovane do Rosário, as aulas foram importantes para que eles pudessem entender a melhor forma de utilizar o armamento. “É uma capacitação importante, pois este armamento é de grosso calibre e, geralmente, é utilizado com munições não letais (balas de borracha) para controle de distúrbios civis, bem como para o combate aos crimes mais complexos com munições letais”, explicou.

Parceria na segurança

Essa não é a primeira vez que as secretarias municipais de Segurança atuam em projetos de parceria. No ano passado, as equipes da Academia de Capacitação da Guarda Civil ensinaram os guardas civis pontalenses no Curso de Armamento e Tiro (CAT). “Sabemos da necessidade de segurança em nosso município e, junto com parcerias como a Guarda Municipal de Paranaguá, não medimos esforços para dar condições do profissional atuar mais bem armado e com maior eficiência diante das responsabilidades de sua competência”, disse, Any Messina.

O comandante da GCM de Paranaguá, Leônidas Martins, ainda destaca que outros projetos de colaboração devem acontecer durante o ano. “Para nós é uma satisfação enorme, tendo em vista o conhecimento já passado no Curso de Armamento e Tiro (CAT) que foi feito por nossa academia aos guardas municipais de Pontal do Paraná, e estamos sempre dispostos a ajudar. Lembrando que logo daremos início no CAT do município de Matinhos”, comentou.

Sair da versão mobile