Agência do INSS volta a atender a população presencialmente, em Paranaguá


Por Gabriel Santos

Atualmente os matinhenses precisam se deslocar até Paranaguá para usar o serviço. Foto/JB Litoral

Antes os atendimentos aconteciam somente com a agendamentos prévios. (Foto: Arquivo/ JB Litoral)

A Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Paranaguá, volta atender presencialmente, segundo a Portaria de nº 982/2022, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (2), a medida serve para todas as unidades no país. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O texto se refere aos serviços de alta e baixa complexidade. Nos atendimentos considerados simplórios são mencionados as orientações e informações básicas sobre o benefício, a emissão de senha para acesso ao portal Gov.br, e autoatendimentos orientados.

Já os casos apontados dentro da categoria “Atendimentos Especializados”, que envolvem uma complexidade maior para resolver certas demandas, como solucionar questões ligadas ao órgão mantenedor que impossibilita a realização dos serviços, problemas com o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), entre outros assuntos, a população pode ir nas agências ou fazer o agendamento prévio.

Os atendimentos priorizam os idosos acima de 80 anos e são feitos com a entrega de senhas, para quem combina os horários com antecedência, por meio do site “Meu INSS”, existe o tempo de tolerância de 15 minutos para retirá-las. As decisões têm o objetivo de evitar a aglomeração no espaço. 

Confira lista dos atendimentos prestados nas Agências do INSS em Paranaguá.

Atendimentos Simplificados:
Atendimentos Especializados:
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