Brasil: RSF condena ataque violento contra a sede do JB Litoral de Paranaguá


Por Redação JB Litoral

Um homem atirou diversas vezes contra a sede do Jornal dos Bairros do Litoral, no estado do Paraná (sul do Brasil) na segunda-feira, 26 de março. Não houve vítimas. A Repórteres sem Fronteiras pede às autoridades que investiguem o caso e garantam a proteção dos jornalistas da redação.

Na noite do 26 de março de 2018, um homem disparou ao menos quatro vezes contra a sede do Jornal dos Bairros do Litoral, situada no município de Paranaguá, no litoral do Paraná. O ataque vem se somar a uma série de intimidações dirigidas contra o jornal, que publica regularmente notícias sobre a vida política local.

“Esse ataque representa um atentado contra o conjunto da imprensa do Paraná e do Brasil, declarou Emmaneul Colombié, diretor regional para a América Latina da Repórteres sem Fronteiras. “As autoridades do estado devem levar a cabo uma investigação ampla dessa agressão e garantir a proteção dos jornalistas do Jornal de Bairros do Litoral. Esse tipo de ataque gera um ambiente de medo e autocensura, e não pode em nenhuma hipótese ficar impune”.

Gilberto Fernandes, jornalista e diretor da redação, recebeu recentemente ameaças por telefone. Três ações judiciais foram abertas em 2016 contra o jornal, movidas pelo atual prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque. Em todos os processos, a justiça deu ganho de causa para o jornal.

No dia 15 de fevereiro de 2018, a sede da TV Bandeirantes, em Curitiba, capital do estado, foi alvo de um ataque por coquetel molotov. Um agente de segurança sofreu ferimentos leves.

Casos de violência contra jornalistas e meios de comunicação são recorrentes no país, que se encontra na 103ª posição do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa de 2017, elaborado pela Repórteres sem Fronteiras.

Sair da versão mobile