LAZER PERIGOSO – Brinquedos públicos estão em situação precária desde a gestão de Baka Filho


Por Redação JB Litoral

NULL

Nas duas gestões do prefeito José Baka Filho (PDT), as academias ao ar livre ganharam espaços nos parques públicos em diversos pontos da cidade, porém, a administração não deu a mesma atenção aos brinquedos infantis que acabaram se desgastando e, em alguns lugares, viraram perigosas armadilhas. 

Já se passaram dois anos e nove meses da atual gestão e o estado dos brinquedos piorou, a ponto da Prefeitura de Paranaguá, no lugar de investir em sua manutenção e recuperação, optar por acabar com a área de lazer das crianças, como ocorreu na Praça Eufrásio Correia, a Praça dos Leões, diante da sede do Palácio São José.

Desde o início da segunda gestão do ex-prefeito Baka Filho, a reportagem do JB passou a intensificar a cobrança por melhorias em praças como a 29 de Julho, nas margens do Rio Itiberê, Aeroparque e Praça dos Leões. Contudo, a gestão encerrou com brinquedos e equipamentos de ginásticas quebrados, sujos e perigosos, com pontas de cabos de aço soltos, latões enferrujados, madeiras frouxas, cordas desgastadas, entre outros riscos aos usuários.

Na semana passada, a reportagem do JB percorreu esses lugares e constatou que a situação continua a mesma, a não ser pela retirada dos brinquedos em madeira da Praça dos Leões, que foram alvo de cobrança pelo JB em abril deste ano. Responsável pela manutenção das praças e parques, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou, na época, que estudava a revitalização dos brinquedos na Praça dos Leões, bem como em outras praças da cidade, mas nada foi feito nestes cincos meses.

Retirada na Praça dos Leões e 29 de Julho

Na reportagem de abril, o JB denunciou que, diante dos olhos do Poder Executivo, os brinquedos, em madeira bruta, na Praça dos Leões, que vem recebendo todas as terças-feiras a Feira da Lua, há anos continua sem manutenção. Brinquedos que deveriam garantir o entretenimento das crianças estavam em completo estado de abandono e semidestruídos, levando perigo para aqueles que se aventuram a usá-los.

O mesmo pode ser visto na Praça de Eventos 29 de Julho, no que restou dos brinquedos de madeira bruta, latões e pneus. Entretanto, na semana passada, constatou-se que a prefeitura retirou todos os brinquedos de ambas as praças, restando apenas os bancos.

Da mesma forma, o JB esteve no Aeroparque e verificou que a situação dos aparelhos de ginástica da academia ao ar livre é a mesma mostrada pela reportagem durante a gestão anterior. Nada mudou.

Os equipamentos continuam quebrados e praticamente sem condições de uso pelas pessoas. Outra situação vista pelo JB foi o estado de sujeira em que se encontra o brinquedo em forma de caranguejo na praça diante do Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah. Usado como escorregador pelas crianças, o brinquedo está desgastado, sujo, pichado e com a tinta desaparecendo.

Recuperação até dezembro de 2013

Em outubro de 2013, em uma reportagem do JB sobre as condições dos brinquedos e equipamentos de ginásticas dos parques e praças, o então secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Marcelo Roque, disse que naquela semana deveriam ser iniciadas as reformas nos parques e trocas dos brinquedos e aparelhos de ginástica.

“Os equipamentos, seja de madeira ou metal, que apresentam avarias que ponham em risco o seu funcionamento, serão retirados. Isso em todas as praças da cidade”, afirmou o secretário na época. Ele encerrou sua participação dando prazo para solução ao problema. “Até dezembro pretendemos devolver todos os parquinhos e aparelhos de ginástica em condições de uso e com segurança, pois isso é essencial para a tranquilidade dos pais que levam seus filhos para brincar nestes espaços”, garantiu o secretário, mas a situação permaneceu inalterada.

Mais uma vez o JB procurou a prefeitura para que respondesse a questionamentos sobre o assunto, entre eles, que informasse qual secretaria é responsável pela manutenção dos brinquedos públicos e qual periodicidade eles são limpos e reformados, qual foi a última ação de pintura e limpeza no Caranguejo diante do Complexo Fernando Charbub Farah e quando será resolvido o problema da maioria dos brinquedos e aparelhos de ginástica ao ar livre no Aeroparque que estão danificados. Até o fechamento desta edição, nenhum dos questionamentos foi respondido pela prefeitura.

 

 

Sair da versão mobile