Mãe alega que filho levou mais de 3 horas para ser atendido na UPA de Matinhos


Foto: arquivo pessoal

A sobrecarga na saúde pública devido a pandemia é uma realidade no litoral do Paraná. Porém, nenhum paciente deseja esperar horas por atendimento médico. Ivone Marques Santana, mãe do adolescente Jandir Cardoso Júnior, de 16 anos, relatou ao JB Litoral que seu filho teve que aguardar.

Ivone, moradora no bairro Cohapar, em Matinhos, procurou a reportagem após ficar mais de 3 horas aguardando atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, no último domingo (28). “Cheguei por volta das 17h e fui atendida depois das 20h da noite. Só tinha eu, meu filho e mais três pessoas”, contou.

Ela diz que precisou ir até o local porque seu filho, que tem pressão alta, estava com 40º de febre. “Ele estava mal desde sábado e no domingo tive que leva-lo, mas achei um absurdo ter que aguardar mais de 3 horas para ser atendido”.

A mãe relata que ao chegar na UPA o médico do plantão da tarde já tinha ido embora. “Falaram que o doutor saiu antes do horário e tinha que esperar a médica do plantão da noite chegar. Pedia pelo amor de Deus para atender meu filho, mas eles debochavam dizendo que ele é gordinho e podia aguentar até o médico chamar”, contou Ivone.

Apesar do desespero, ela disse que Jandir foi atendido e precisará retornar dia 1º de abril para realizar o teste da Covid-19. “Ele apresenta todos os sintomas da doença, mas a médica falou que ainda era cedo para fazer o exame e poderia dar negativo. Pediu para ele ficar em quarentena e retornar dia 1º para fazer o exame”.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

O JB entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, que informou que em nenhum momento foi negado atendimento ao paciente.

“De acordo com o prontuário, o paciente recebeu o atendimento adequado. Ele foi atendido 17h56, sua saturação estava normal, foi medicado e ficou em observação. Em nenhum momento foi negado atendimento. Em relação ao médico sair antes do horário, a eventual conduta está sendo apurada pela comissão interna de saúde”, disse o secretário.

Ele destaca que os munícipes podem denunciar qualquer problema. “Estamos trabalhando para oferecer o melhor atendimento a todos. Temos a ouvidoria e nossas redes sociais disponíveis para denúncias e reclamações”, completou.

Ouvidoria

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