Foi realizado sábado (26), o atendimento itinerante de oftalmologia, a ação que teve início às 7h, no Ginásio José Richa, atendeu 155 pessoas que aguardavam uma consulta com os especialistas em Guaratuba. Segundo a prefeitura, o convênio firmado com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), foi responsável por permitir avanço no atendimento das especialidades médicas.
Os atendimentos de especialidade são realizados na cidade, com financiamento do município, mas com preço tabelado do Sistema Único de Saúde/SUS.
O que é o COMESP?
O COMESP foi criado em novembro de 2005, é constituído sob a forma jurídica de direito privado, formado pelos 28 Municípios da Região metropolitana de Curitiba e Guaratuba, no litoral, e tem como objetivo principal melhorar a qualidade da assistência da Atenção Especializada dos Municípios consorciados.
A cidade ingressou no consórcio no final de março, após um ano de negociações e aprovação do Conselho e prefeitos da região. O consórcio de saúde amplia a oferta de atendimentos e exames em média e alta complexidade. O município possui acesso ao atendimento especializado através da Central do Estado, mas no caso de algumas especialidades, como a oftalmologia, a oferta não supre a alta demanda.