Marinha, Receita Federal e PF procuram por drogas no Porto


As operaões foram realizadas ontem (24) e hoje (25). Nenhum material ilícito foi encontrado na abordagem. Imagem: Marinha do Brasil.

A Marinha do Brasil, Receita Federal e Policia Federal realização uma operação conjunta no Porto de Paranaguá na terça (24) e quarta-feira (25). A ação tinha o objetivo de combater o tráfico de drogas em embarcações que fazem a linha de transporte para a Europa.

Os navios têm compartimentos naturais em seu casco, chamados de “sea chest“, que permitem a inserção da droga com a utilização de mergulhadores no momento em que o navio está atracado, ou fundeado, nos portos brasileiros. Toda essa atividade ocorre sem o envolvimento do proprietário do navio, ou da tripulação.

Os traficantes têm utilizado esse método de envio da cocaína em razão da fiscalização mais rigorosa que tem ocorrido dentro dos terminais.

FISCALIZAÇÃO CONTOU COM ESPECIALISTAS

Para essa operação, foram utilizados mergulhadores da Marinha do Brasil, especializados nesse tipo de ação, para verificação do casco e dos compartimentos submersos. Não foram encontradas drogas durante as abordagens nos dois dias de inspeções.

Embarcações da Receita Federal e da Polícia Federal foram utilizadas durante a operação para suporte, e segurança, aos mergulhadores.

Outras atividades conjuntas podem ocorre continuamente conforme haja a necessidade.

Sair da versão mobile