Pacientes aguardam o dia todo por atendimento na UPA de Matinhos


Por Luiza Rampelotti

Morador diz que UPA está lotada e com apenas um médico atendendo. Foto: Divulgação

Moradores de Matinhos estão passando momentos de desespero na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Praia Grande, em Matinhos. De acordo com os relatos, a UPA está lotada e somente um médico está prestando os atendimentos.

“Estou aqui desde às 10h, com dengue, febre, pressão alta e ainda não fui atendido, às 16h30. Só tem um médico para atender todo mundo”, comenta um morador que prefere não se identificar.

Ele também conta que existem muitas crianças aguardando atendimento na UPA, já que, segundo ele, não existem pediatras nas unidades de saúde dos bairros.

“Creio que não tem justificativa para esse descaso. Estou aqui desde a manhã com pressão 15 por 8 e febre de 39 graus”, diz.

O JB Litoral entrou em contato com a secretaria de Saúde de Matinhos, comandada por Paulo Henrique de Oliveira, solicitando informações a respeito da situação e para saber quais providências serão adotadas. No entanto, até o fechamento desta nota, não houve retorno. Caso a secretaria se manifeste, a notícia será atualizada.

ATUALIZAÇÃO:

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, nesta segunda-feira (18), estavam de plantão cinco médicos, das 7h às 19h, além de 6 enfermeiros e 10 técnicos em enfermagem. 

“Neste período de 12 horas, somente a UPA 24 horas de Matinhos atendeu acima de 500 pacientes (…), número que é considerado bastante elevado para o período fora da alta temporada, principalmente em se tratando da superação do auge da pandemia de COVID-19”, diz a nota publicada pela secretaria. 

Além disso, informa também que no domingo (17), se encerrou o atendimento no Pavilhão da Cura, o que, consequentemente, levou todos os pacientes com síndromes gripais a procurarem também os serviços da UPA 24 horas. “Ainda, é preciso registrar que o Município vive alta na procura de pacientes com sintomas de dengue, os quais, também são atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento”, afirma. 

Sobre a acusação da falta de pediatras nas unidades de saúde dos bairros, a pasta destaca que ainda hoje (18), ampliou o atendimento pediátrico para consultas de rotina em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Sair da versão mobile