Perigo na Serraria do Rocha


Por Redação JB Litoral

NULL

  O constante uso da estreita via pública diante da filial da Plant Bem Fertilizantes por caçambas que necessitam descarregar mercadorias no armazém trouxe transtornos e perigo para o tráfego de veículos na Serraria do Rocha e, com isso, a Prefeitura de Paranaguá, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) sinalizou com a proibição de estacionamento.

  A necessidade de ter que trafegar na contramão para desviar dos caminhões estacionados na Rua José Cadilhe, diante do acesso a Plant Bem fez com que diversas denúncias fossem encaminhadas à redação e ao portal do JB nos últimos meses. São caminhões vindos do interior e, muitas caçambas da Cooperativa de Transportes de Cargas e Anexos de Paranaguá (Coopanexos) que geram transtornos ao trânsito e levam perigo aos motoristas e moradores.
No sábado (9) por volta das 15 horas, duas caçambas da Coopanexos aguardavam para entrar na Plante Bem, diante da sinalização de “proibido estacionar caminhão”, enquanto uma terceira aguardava para entrar no interior da empresa com parte da caçamba ainda na via pública.
  Vale destacar que cabe a Plant Bem atender o dispositivo da Lei Municipal nº 1912, criada em dezembro de 1.995, que definiu obrigações para empresas instaladas na zona permitida para instalação de geradoras de tráfego pesado na cidade e estabeleceu os critérios para sua operação.
  A lei considera empresa geradora de tráfego pesado toda aquela que, de alguma forma, atrai caminhões com capacidade de carga acima de 12.000 quilos de peso bruto total e utilizam-se deste tipo de veículo para realizar as suas atividades. Estão incluídas nesta lei empresas de armazéns gerais, depósitos de contêineres, empresas transportadoras, inclusive as instaladas em postos de combustíveis, empresas que operam e mantém caminhões.
  A lei estabelece ainda, em seu artigo 5º que estas empresas construam pátio de estacionamento para evitar este tipo de situação que ocorre atualmente na Serraria do Rocha. A legislação prevê ainda a obrigação de ter área interna de manobra e estacionamento para caminhões, com forme a atividade da empresa.
Nesta semana a reportagem do JB irá procurar a empresa para saber se ela está de acordo com a Lei 1912/1995.

A empresa

De acordo com o site da empresa, os fertilizantes Plant Bem estão no mercado há mais de 25 anos. A empresa está localizada em Maringá, norte/noroeste do estado do Paraná, hoje um importante polo logístico, onde a ferrovia faz a principal operação de transbordo intermodal do sul do Brasil. Entre os produtos que descarregam, está o fertilizante a granel vindo dos portos marítimos do sul, principalmente Paranaguá e, depois retornam com soja, açúcar e outros ao mesmo destino. Pioneira no uso do transporte ferroviário, a Plant Bem utiliza deste meio para colocar em seus depósitos mais de 80% das matérias primas importadas de diversos países do mundo. A operação em sua nova unidade de Paranaguá abrange uma área de 25.000 metros quadrados com capacidade estática para armazenar 60.000 toneladas e transbordar até 1.000.000 de toneladas ao ano.

Sair da versão mobile