Polícia Ambiental apreende palmito clandestino ao abordar veículo na PR-340


Por Redação

Através de uma denúncia, policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam 652 hastes de palmito Juçara (euterpe edulis) de origem clandestina. A ação ocorreu na noite de segunda-feira, 24, na rodovia PR-340, na cidade de Antonina, e resultou em dois homens detidos.

Conforme o relatório policial, por volta das 22h20, uma equipe do 3ª Pelotão da 1ª Cia, em serviço no posto do Cacatu, recebeu uma informação, a qual foi repassada anonimamente, dando conta de que uma caminhonete Chevrolet S10, de cor preta, teria saído da localidade de Serra Negra, carregada com feixes de palmitos nativos e que estava trafegando pela rodovia.

Imediatamente os militares deram início às diligências e, próximo à localidade do Rio do Nunes, por volta das 23h, abordaram a caminhonete informada na denúncia. Na carroceria do veículo os policiais encontraram a carga de palmito, num total de 18 feixes, totalizando 652 unidades da planta.

A caminhonete era dirigida por um homem de 70 anos, o qual estava acompanhado de um funcionário, de 38. Na busca veicular, os policiais ainda localizaram uma pequena porção de cocaína e, na identificação dos suspeitos, constataram que o motorista estava com a carteira de habilitação vencida.

Ao verificarem a procedência do palmito, os policiais descobriram que tinham sido extraídos da Área de Preservação Ambiental (APA) de Guaraqueçaba e que estavam sendo levadas para o município de Joinville (SC).

Diante da situação, os policiais elaboraram dois autos de infração ambiental, com o valor de multa de R$ 195.600,00 cada, e, em seguida, encaminharam os dois homens, junto com tudo que foi apreendido, ao plantão da 7ª DRP, para que fossem tomadas as providências necessárias.

Os feixes de palmito, após auto de apreensão e exibição na unidade policial, foram liberados para que fosse feita doação para uma instituição beneficente de Antonina.

Sair da versão mobile