A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), realizou nesta sexta-feira (19) uma ação de fiscalização ambiental em navios e instalações offshore no Porto de Paranaguá.
A ação faz parte da Operação 30 days at sea, promovida pela INTERPOL e executada em vários continentes com o objetivo de prevenir e reprimir atividades potencialmente poluidoras cometidas em terra, águas interiores ou no mar, que possam causar poluição marítima.
Após o levantamento de dados de inteligência, foi fiscalizada a regularidade de determinadas embarcações à NORMAM-20/DPC, que trata do Gerenciamento da Água de Lastro de Navios.
Também foram seguidas as diretrizes da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição causada por Navios, com a fiscalização de destinação de resíduos gerados pelos navios.
Se forem verificadas irregularidades poderão ser aplicadas ações da lei contra crimes que levam à poluição marítima.
Além da PF, participaram desta cooperação preventiva a Receita Federal, o IBAMA, a Capitania dos Portos, a Polícia Militar do Paraná – Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, o IAT e a SANEPAR.
Fonte: Comunicação Social PF Curitiba/PR