Policiais militares entram para a reserva com homenagem no 9º Batalhão


Por Redação

Nesta semana, dois policiais militares atuantes no 9º Batalhão, na cidade de Paranaguá, foram homenageados em razão das suas transferências para o Quadro de Militares Estaduais da Reserva Remunerada da PMPR. O subtenente Vilson Santos Mattos Júnior e o 1º sargento Eliel Pinto Júnior, receberam as honras no gabinete do comandante da unidade, tenente-coronel Luiz Renato Rodrigues Júnior.

A reunião contou com a participação de uma pequena fração de oficiais e praças, que compõem o efetivo do 9º BPM e que foram ao evento para prestigiar a despedida dos colegas de trabalho.

A Reserva Remunerada (RR) corresponde à “aposentadoria” do militar estadual após 30 anos de serviços dedicados à população. Contudo, diferentemente da aposentadoria comum (aquela que se concede aos trabalhadores civis, seja do setor público ou privado), a passagem para a RR não significa o afastamento permanente do militar que, por força de lei, ainda está sujeito à prestação de serviço na ativa, mediante convocação ou mobilização em situações extremas como estado de emergência ou de guerra.

O subtenente Mattos ingressou na Polícia Militar do Paraná no ano de 1987, em Paranaguá, onde, com 19 anos de idade, realizou o Curso de Formação de Soldados (CFSD) no 9º BPM, unidade na qual permaneceu trabalhando durante toda a sua carreira.

Na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), o graduado fez os cursos de formação de Cabo (CFC), de Sargento (CFS), e de aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). Mattos trabalhou por 35 anos na PMPR e, na tarde do dia 21, se despediu honrosamente dos seus colegas de trabalho para seguir novos caminhos na companhia de familiares e amigos.

O 1º sargento Eliel Pinto Júnior, mais conhecido como Sargento Eliel, entrou na PMPR no ano de 1986. Ele, assim como o subtenente Mattos, realizou o seu Curso de Formação de Soldados (CFSD) no 9º BPM, OPM (Organização Policial Militar) na qual permaneceu durante seus 35 anos de serviço ativo.

Na APMG (Academia Policial Militar do Guatupê), Eliel se formou cabo em 1994, sargento em 2005 e participou do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) em 2017. Em 2013 e 2016, o graduado fez história no 9º BPM, ao trabalhar como auxiliar de coordenação em duas escolas de formação de soldados (AÇO 1 e AÇO 2).

Um fato marcante na sua carreira, foi a realização de um parto durante o turno de serviço no ano de 1995, na companhia do seu parceiro de viatura, o policial militar já reformado cabo Willians, hoje subtenente RR. Profissional aguerrido, o sargento Eliel honrosamente deixa a PMPR para se dedicar integralmente à sua família e amigos.

“Neste momento em que entro para um novo estágio da minha vida, a Reserva Remunerada, mencionando as palavras do Apóstolo Paulo proferidas na Segunda Epístola a Timóteo, capítulo 4, versículo 7: Combati o bom combate, terminei a carreira (35 anos), guardei a fé. Com estas palavras agradeço ao Eterno Deus, à minha família, aos oficiais e praças da PMPR por tudo”, declarou Eliel.

AMIZADE E FRATERNIDADE

Em nota, o 9º Batalhão destaca que a Reserva Remunerada é um momento muito esperado na vida profissional de cada policial militar e esta homenagem teve por objetivo ampliar o sentimento de pertencimento à caserna, estimular os laços permanentes de amizade e fraternidade junto à tropa e, principalmente, demonstrar a gratidão aos militares estaduais pelos serviços prestados ao longo de todos esses 35 anos de exemplar atuação em prol da causa da segurança pública.

Sair da versão mobile