As prefeituras de Pontal do Paraná e Matinhos farão barreiras sanitárias nas entradas das cidades para conter o avanço dos casos de COVID 19 no litoral paranaense.
A decisão foi anunciada na tarde deste sábado (13), após reunião da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa).
Segundo a secretária de Saúde de Pontal do Paraná, Carmen Moura, neste final de semana as barreiras serão apenas orientativa. “Nosso primeiro objetivo é orientar e fazer com que a população evite descer para as praias”, disse Carmen. Já em Matinhos, não haverá a ação neste final de semana.
Ambas as cidades adotarão a partir de segunda-feira (15) as barreiras restritivas, permitindo o acesso apenas dos moradores, por sete dias.
“As barreiras sanitárias foram pioneiramente implantadas em Matinhos. Quando colocamos muita gente achou que era histeria, mas agora todos estão adotando a medida”, ressaltou o secretário de Saúde de Matinhos, Paulo Henrique de Oliveira.
Além disso, Matinhos destacou que “na barreira instalada na
divisa com o município de Pontal do Paraná, serão permitidas exclusivamente a passagem de moradores e trabalhadores que comprovem ambas as situações documentalmente. Para moradores e trabalhadores do
município de Guaratuba, a passagem será autorizada exclusivamente pela Rodovia PR 508, mediante devida comprovação documental de ambas as situações. A orla marítima está restrita para uso em toda extensão territorial do município de Matinhos, com rígida fiscalização, 24 horas por dia”.