PR-405 continua abandonada pelo Estado. Asfaltamento deveria ter iniciado em 2014


Por Redação JB Litoral Publicado 19/12/2015 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h24

Na última semana, a reportagem do JB recebeu uma série de fotos de leitores denunciando a situação caótica que vive a PR-405, único acesso terrestre que liga Antonina e o resto do estado ao município de Guaraqueçaba. O local apresenta uma pista com terra de chão repleta de buracos onde caminhões e carros atolam constantemente. O trecho, com cerca de 76,6 quilômetros, é de responsabilidade do Estado. Em 2013 o governador Beto Richa (PSDB) anunciou o início dos estudos de impacto ambiental para a pavimentação da via, que já era para ter iniciado suas obras há quase dois anos , segundo prazo dado pelo governo estadual, algo que até hoje não ocorreu.

Segundo o que o Governo do Estado afirmou em 2013, foram investidos R$1,176 milhão nos estudos de impacto ambiental, relatório de impacto do meio ambiente e plano básico ambiental (EIA-Rima), que iriam avaliar o melhor traçado da via. Na época, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressaltou que “por ser área ambiental, o estudo vai estabelecer quais cuidados serão necessários para execução da obra”. A previsão de entrega do estudo para início da pavimentação dada pelo Estado era de 12 meses, levando em conta que a notícia foi divulgada em janeiro de 2013. Em janeiro do ano seguinte, o asfaltamento deveria ter sido iniciado, algo que não ocorreu até hoje. “Estamos resgatando a dignidade do povo do Litoral, que necessita da atenção do poder público”, afirmou o governador em 2013, focando a obra que até hoje não foi entregue. [tabelas]
O acesso terrestre entre Antonina e Guaraqueçaba nas condições de tráfego atuais faz com que haja demora de três a quatro horas para decorrer o percurso total da via, construída nos anos 70. A demora e as péssimas condições da estrada fazem com que o melhor acesso a Guaraqueçaba seja marítimo, algo que demora cerca de uma hora via embarcação saída de Paranaguá. A situação isola a cidade do restante do litoral e do Estado, algo que se reflete no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, que em 2013 era de 0,659, um dos menores do Paraná, apesar da riqueza natural e cultural do local.

A obra é pedida por comerciantes e moradores de Guaraqueçaba há anos, pois representaria um considerável avanço no setor turístico e agrícola do município, bem como traria comodidade ao acesso para os próprios residentes do local que quisessem ir até outros pontos do litoral, Curitiba e outros municípios paranaenses. Com pouco mais de oito mil habitantes, Guaraqueçaba é um dos locais no Brasil com maior preservação da Mata Atlântica, algo que aumenta o número de chuvas que, consequentemente, afetam as condições da pista constantemente.

“Desde que construíram a estrada, todos que passam pelo governo prometem essa pavimentação. Só vamos acreditar quando a coisa realmente sair do papel”, disse em 2013 o aposentado Hilson Nascimento, que é de Curitiba, mas mora em Guaraqueçaba há mais de dez anos.

Governo do Estado não se pronuncia

O JB entrou em contato com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Paraná, responsável pelas vias estaduais da gestão do governador Beto Richa, porém, até o fechamento dessa edição, a reportagem não obteve nenhuma resposta.