Projeto “Trânsito na Escola” conscientiza crianças e jovens


Por Redação JB Litoral Publicado 25/09/2015 às 13h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h58

Começou na tarde de quinta-feira e termina hoje o projeto “Trânsito na Escola”, no ginásio de esportes Joaquim Tramujas. Várias atividades estão sendo oferecidas no local, com foco voltado para estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. A feira faz parte da programação da Semana do Trânsito. O objetivo é promover a redução de acidentes em Paranaguá por meio da conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos.

Conceitos, valores e regras de trânsito estão sendo desenvolvidos de maneira lúdica e prazerosa. Policiais militares, bombeiros, guardas civis municipais e outros agentes de segurança e profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), responsável pelo projeto, participaram com diversas atividades, distribuídas em vários estandes.

O projeto é realizado com alunos dos quartos anos das escolas municipais em dois períodos, lembra a secretária municipal de Educação, Hilda Werner. “Esses alunos têm uma aula teórica e outra prática, realizadas na mini-pasta de trânsito, localizada na Escola Municipal em Tempo Integral Hugo Correia”, lembra a secretária, que destacou ainda que a ação foi determinada pelo prefeito Edison de Oliveira Kersten, para promover a paz no trânsito em Paranaguá.

Para deslocamento dos alunos é utilizado o ônibus da Guarda Civil Municipal. Com a mini-pista de trânsito os alunos vivenciam a prática do que é o trânsito, com a utilização de bicicletas, equipamentos de segurança, placas de trânsito. Aprendem sobre cada papel exercido no trânsito: ciclista, pedestre, motorista e agente de trânsito. “O objetivo não é apenas educar as crianças, mas também transformá-las em multiplicadores de segurança no trânsito”, explicou a secretária Hilda.

Para o sargento Jarbas Hongencka, do Departamento de Trânsito da Polícia Militar, ações como o evento são importantes para promoção de melhorias. “Trabalhar com crianças é muito melhor, porque elas acabam sendo agentes multiplicadores e cobram dos pais quando estão no trânsito”, destacou o policial militar.

Para a estudante Ana Cristina Aguiar, de 17 anos, do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, os conceitos que aprendeu são muito importantes. Ela teve uma verdadeira aula com um bombeiro sobre resgate de pessoas presas em ferragens após acidente e ficou impressionada. “Sabemos que muitos jovens são irresponsáveis, andam em alta velocidade, sem se preocupar com as conseqüências. É importante saber os perigos do trânsito”, afirmou a jovem.

Ao final do projeto “Trânsito na Escola” é realizada cerimônia de entrega de certificados às escolas participantes e também carteirinhas de “Agente Mirim de Trânsito” aos alunos. Entre abril e agosto deste ano foram atendidos 299 alunos do 4.° ano, sendo 122 da Escola Municipal Hugo Correia e 177 da Arminda de Souza Pereira. O projeto está sendo desenvolvido atualmente na escola José de Anchieta, atendendo a 95 alunos.