Paranaguá está entre as cidades que aplicarão as provas da 1ª fase da UFPR


Por Gabriel Santos
ufpr litoral, praia, federal

Vestibular da UFPR foi adiado por conta da pandemia há 1 mês Foto/Rafael Soveral/ JB

ufpr litoral, praia, federal
Além de Paranaguá, outras quatro cidades do Paraná também aplicam a prova. (Foto: Ilustrativa/ Rafael Soveral/ JB Litoral)

Agora os estudantes do Litoral, que antes eram obrigados a ir até Curitiba para participar do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), poderão fazer as provas da primeira fase do vestibular em Paranaguá.

De acordo com a instituição, a decisão foi tomada com base no número de estudantes inscritos nos exames do ano passado, os dados angariados pela UFPR mostram que apenas 30% dos vestibulandos são compostos por moradores da Capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), enquanto 70% são moradores de outras regiões do Paraná.

Da mesma forma que Paranaguá, os municípios de Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava passam a aplicar as provas. No entanto, a inclusão desses novos locais não alteram o esquema de realização do processo seletivo, que acontecem em Matinhos e Pontal do Paraná, para aqueles interessados em ingressar na UFPR Litoral e no campus do Centro de Estudos do Mar.

A medida entrará em vigor na primeira fase do vestibular deste ano, o teste ocorrerá no dia 23 de outubro em todo o estado. Ao contrário das últimas edições, as provas voltam a ser aplicadas em duas etapas. A primeira fase será constituída de 90 questões objetivas e a segunda fase exigirá dos alunos conhecimentos específicos atrelados aos cursos de graduação escolhidos no momento da inscrição.

A universidade também já divulgou a lista das obras literárias, de sociologia e filosofia para conhecimento dos estudantes. Confira a lista dos livros requisitados e outras informações, clicando aqui.

Com informações da UFPR

Sair da versão mobile