Secretarias municipais se unem contra a dengue


Por Redação JB Litoral Publicado 02/07/2015 às 16h41 Atualizado 14/02/2024 às 08h31

Na manhã desta terça-feira, 01, aconteceu nas dependências da Biblioteca Municipal Leôncio Correia, uma reunião com o comitê de combate a dengue.

As secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Urbanismo, Educação estão unidas para evitar novos casos.

Em Paranaguá, foram confirmados 17 casos da doença, sendo quatro casos de pessoas que não moram em Paranaguá, porém vieram para a cidade com a doença, dois casos de pessoas residentes na cidade, mas que contraíram a doença fora do seu domicílio e 11 casos confirmados de moradores de Paranaguá.

De acordo com Isabelle Antoniacomi, diretora do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados dois casos no bairro Estradinha, dois no Palmital, um no Jardim Ouro Fino, um no Jardim Iguaçu, um no Itiberê, um no Samambaia, um no Porto dos Padres, um na Vila São Jorge e um no Centro.

Os agentes de endemiologias da Semsa realizam visitas em locais estratégicos como borracharias. As equipes colocaram armadilhas em pontos como a área do Porto, Pátio de Triagem, borracharias (pneus velhos cortados ao meio, além do atendimento a denúncias, que podem ser feitas diretamente na sede da Semsa, na Avenida Gabriel de Lara.

Preferimos que as pessoas façam denúncias diretamente na sede da secretaria para evitar problemas, porque em alguns casos são denúncias infundadas por brigas de vizinhos”, explica Maria Inês, do setor de Epidemiologia.

A equipe da Epidemiologia faz orientações e palestras, escolas, além de capacitações em parceria com a 1ª Regional de Saúde para a utilização de bomba motorizada costal (para uso na costas) e com médicos para atender os casos de dengue.

Palestras, orientações e atendimentos nos bairros são realizados durante o ano inteiro.