TCP adere a novo sistema de exportação


Por Redação JB Litoral
Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP)

Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), empresa privada que tem concessão para operar mercadorias transportadas em contêineres pelo Porto de Paranaguá

Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP)

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, aderiu ao novo sistema de exportação DU-E (Declaração Única de Exportação) da Receita Federal, que oferece mais agilidade aos despachos de exportação e reduz em até 60% os preenchimentos manuais de informações.

De acordo com a Portaria COANA Nº 54, de 03 de julho de 2017, a partir do dia 02 outubro de 2017, toda mercadoria recebida no recinto alfandegado, amparada por nota fiscal para exportação deve ser recepcionada no módulo de Controle de Carga e Trânsito (CCT). “A TCP visando o cumprimento do novo processo, passará a exigir como obrigatória a informação da Nota Fiscal Eletrônica no cadastro de contêiner no Portal do Cliente”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial do Terminal.

O executivo explica que o programa Portal Único de Comércio Exterior, uma iniciativa do Governo Federal, tem objetivo de dar mais transparência e eficiência nos processos aduaneiros. “A DU-E substitui documentos utilizados para registro e declaração de embarques, eliminando a necessidade da apresentação de alguns documentos e reduzindo as etapas e exigências governamentais a partir do compartilhamento de dados e a integração da Nota Fiscal Eletrônica”.

A DU-E servirá de base para o despacho aduaneiro de exportação, em substituição aos atuais Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE) e Declaração Simplificada de Exportação (DSE). “O novo sistema gera vantagens para o exportador com a automatização da conferência de informações e expectativa de redução de até 40% no prazo médio de liberação para exportação”, ressalta o executivo.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 329 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

Da Assessoria de Imprensa do TCP

Sair da versão mobile