O Porto de Paranaguá realizou nesta quarta-feira (27) mais um embarque de madeira em um navio do tipo roll on-roll off – embarcação na qual as mercadorias podem entrar e sair dos porões transportadas sobre rodas. Esta é a segunda vez nos últimos anos que a embarcação, geralmente destinada para o transporte de veículos, projetos e maquinários, é utilizada para essa carga geral. A primeira foi um teste no último mês de setembro.
O diretor da Portos do Paraná, André Pioli, explica que a operação mostra que o porto está preparado para este tipo de embarque e que pode atender a demanda dos exportadores, mesmo em eventual falta de contêineres, que são comumente usados para transporte de madeira.
“Esta operação era comum há uns 12 ou 13 anos no Porto de Paranaguá. Com o tempo, a madeira passou a ser totalmente embarcada em contêineres e não direto nos porões dos navios”, diz Pioli. A embarcação zarpou no início da tarde.
Em julho deste ano, uma carga de madeira foi embarcada pelo terminal paranaense na modalidade break bulk (na qual a carga é colocada direto no porão do navio) em um navio de carga geral. Neste tipo de embarcação fazia tempo que não ocorria. “É uma operação diferente que, provavelmente, vem para atender a demanda dos exportadores diante da escassez de contêineres disponíveis no mercado”, completa.