Nova Ferroeste transportará 70% dos contêineres de frango e suíno do Brasil


Por Publicado 17/03/2022 às 18h15 Atualizado 17/02/2024 às 04h08

A construção da Nova Ferroeste é um dos destaques da 26ª edição da Intermodal South America, no São Paulo Expo, ao longo dessa semana. A feira é o principal evento logístico da América do Sul.

O Paraná apresentou a empresários e investidores o potencial do novo corredor logístico que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá. A projeção é que, depois de pronta, a linha férrea de 1.304 quilômetros de extensão seja responsável por transportar 70% dos contêineres de frangos e suínos do País.

Em fase final de estudos, o projeto começará a fase de audiências públicas em abril, paralelamente à publicação do edital de leilão – o pregão, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), está previsto para ocorrer ainda neste primeiro semestre. O investimento estimado é de R$ 29,4 bilhões.

O Governo do Estado já investiu R$ 40 milhões nos estudos deste projeto. Será a segunda maior ferrovia do País, atrás apenas da malha paulista. Essa linha vai ajudar e muito no escoamento da produção do Paraná e do Mato Grosso do Sul, estados que ano a ano batem recordes no agronegócio”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele participou do painel de abertura da feira, sobre transporte ferroviário, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Estamos preparando a logística para que o Paraná possa alimentar o mundo, essa é a nossa vocação”, ressaltou.

Coordenador do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, Luiz Fagundes detalhou o projeto durante um painel de 20 minutos dentro da feira. Ressaltou que, de acordo com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), se o empreendimento estivesse em operação hoje, seriam transportadas 38 milhões de toneladas de produtos, tornando esta estrada de ferro o segundo maior corredor de exportação de grãos e proteína animal.

O potencial de transformar o Paraná num hub logístico da América Latina é tremendo e é a ferrovia que vai promover esse salto para o futuro”, afirmou o coordenador.

Em seis décadas, ainda segundo as projeções, serão gerados mais de 300 mil empregos diretos e indiretos. Somente nos 10 primeiros anos a estimativa é criar quase 23 mil novos postos de trabalho.