“Novas ações como essas devem ocorrer em breve”, diz tenente-coronel sobre operação em Matinhos


Por Publicado 06/12/2021 às 16h10 Atualizado 16/02/2024 às 20h56


Uma operação envolvendo equipes de segurança pública municipal e estadual, para cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão em Matinhos repercutiu no litoral, principalmente por ser um momento de crescimento de violência nas cidades.

Por volta das 10h30 as policias Civil e Militar fizeram uma coletiva de imprensa para informar sobre a operação e os resultados obtidos. Estiveram no evento o major Paulo Renato Aparecido Siloto, comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), da Polícia Militar do Estado do Paraná, o tenente-coronel Renato Luiz Rodrigues Júnior, do 9º Batalhão da Polícia Militar e a delegada Sâmia Coser, da Polícia Civil de Matinhos.

De acordo com o major Siloto, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão. “Foi uma atuação compartilhada entre a Polícia Militar, por meio do BPCHOQUE e a Polícia Civil de Matinhos. Eram alvos que já estavam sendo monitorados aqui na região. Nós notamos uma incidência maior de homicídios que envolvia o tráfico de drogas e a utilização de arma de fogos. E então hoje culminou com essa operação que houve condução de 19 pessoas e apreensão de armas de fogo. Passamos inclusive por um confronto armado e houve apreensão de um numerário considerável de drogas“, diz.

A delegada Sâmia explicou que já havia uma investigação que buscava identificar os membros das organizações criminosas na cidade. “Já era uma operação conjunta desde o início. Então, identificamos várias pessoas e foi pedido os mandados de prisão. Durante o cumprimento desses mandados, foram identificados novos integrantes desse organização, inclusive novas pessoas foram presas com grandes quantidades de dinheiro e drogas“, esclarece.

O dinheiro apreendido precisou ser levado para um banco para que a contagem ocorresse devido a grande quantidade de cédulas apreendidas. De acordo com a delegada, são valores em torno dos R$ 500 mil e que precisam ser periciados de uma forma não-manual.

As 19 pessoas presas na data de hoje devem ser divididas entre aquelas que serão autuadas em flagrante, outras passarão por termos circunstanciados, além daqueles que estão presos devido ao mandato expedido pela justiça.

Enquanto as forças policiais agiam, duas pessoas entraram em confronto com os agentes e foram mortas. Na coletiva foi informado que um desses homens era alvo de um dos mandados de prisão. A delegada Sâmia definiu o sujeito como “uma importante figura da organização“.

O tenente-coronel Renato disse que essa ação foi importante para mostrar aos moradores do litoral que o trabalho para garantir a segurança e enfrentar a criminalidade segue ocorrendo. “Estamos divulgando para as pessoas um pedaço das nossas atividades e devem ter novas ao decorrer do próximo ano, como sempre vem ocorrendo“, comenta.

Veja a live completa da coletiva de imprensa:

▶️ JB AO VIVO🚨 Polícia Civil e Militar realizam balanço de operação realizada em Matinhos. Na ação dois homens foram mortos em confronto contra militares. Acompanhe! #JBAOVIVO #MATINHOS

Publicado por JB Litoral em Segunda-feira, 6 de dezembro de 2021