Por Marinna Protasiewytch
Nesse 15 de novembro mais da metade dos eleitores de Guaratuba escolheu reeleger Roberto Justus (DEM), com 10.701 votos, para comandar o município por mais quatro anos. Em um dia de votações tranquilas, a Polícia Militar do Paraná registou menos de dez ocorrências de denúncias por crimes eleitorais e, segundo o capitão Aparecido, responsável pela Operação Eleições 2020 na cidade, o trabalho em conjunto, entre o Tribunal Regional Eleitoral e os órgãos de segurança, foi o principal motivo para a calmaria.
“Eu posso dizer que Guaratuba, com certeza absoluta, foi um município tranquilo. Tivemos, no total, oito denúncias, todas de fatos não constatados, de boca de urna. Verificamos cada uma delas e não observamos materialidade, provas testemunhais e nem materiais. Fizemos inúmeras orientações e, graças à organização da Polícia Militar e o trabalho junto ao Fórum Eleitoral, com a chefe do cartório, Anna Bessa, que nos passava as alterações nos colégios e nós verificamos. O fruto que colhemos foi esse resultado, uma eleição tranquila”, destacou o coronel.
No balanço realizado pela juíza Giovanna de Sá, foram demonstradas poucas ocorrências e desordens no pleito municipal deste ano. “Só tivemos a substituição de duas urnas, na parte da manhã, e não registramos mais problemas quanto a isso na parte da tarde. A gente não teve nenhuma notícia de aglomeração ou algo mais complicado. Só tivemos alguns problemas envolvendo a justificativa de votos, que causou um pouco de tumulto, porque foi pedido para utilizarem o aplicativo do TSE e ele teve uma instabilidade durante a manhã”, explicou a juíza responsável pelo Fórum Eleitoral de Guaratuba.


Discurso da vitória
Antes mesmo da eleição ser oficialmente finalizada, Roberto Justus se dirigiu a sede do seu comitê, no centro de Guaratuba e chegou em cima de um trio elétrico. Comemorando a vitória sobre o seu principal adversário, Mauricio Lense (Cidadania). Ele abriu o seu discurso falando sobre a polarização de ideias e uma vitória conquistada sobre a oposição. “Hoje o bem venceu o mal. A família de Guaratuba venceu a família de Chateubriand. O Roberto ganhou do Maurício. O nosso grupo é melhor do que o dele. Que alegria, 10.700 votos, entramos para a história com a maior votação da cidade”, discorreu o prefeito reeleito.
Em frente a centenas de apoiadores, ele ainda agradeceu ao deputado estadual Nelson Justus (DEM), que é pai de Roberto, além de citar o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e vereadores da sua base governista. Aproximadamente quinhentas pessoas acompanharam o discurso de Roberto Justus, mesmo abaixo de chuva, na cidade de Guaratuba.
Vereadores
Antes mesmo da eleição ser oficialmente finalizada, Roberto Justus se dirigiu à sede de seu comitê, no centro de Guaratuba, e chegou em cima de um trio elétrico, comemorando a vitória sobre o principal adversário, Mauricio Lense (Cidadania). Ele abriu seu discurso falando a respeito da polarização de ideias e uma vitória conquistada sobre a oposição. “Hoje o bem venceu o mal. A família de Guaratuba venceu a família de Chateubriand. O Roberto ganhou do Maurício. O nosso grupo é melhor do que o dele. Que alegria, 10.700 votos, entramos para a história com a maior votação da cidade”, discorreu o prefeito reeleito.
Em frente a centenas de apoiadores, ele ainda agradeceu ao deputado estadual Nelson Justus (DEM), que é pai de Roberto, além de citar o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e vereadores da sua base governista. Aproximadamente, quinhentas pessoas acompanharam o discurso de Roberto Justus, mesmo abaixo de chuva, na cidade de Guaratuba.