“O gordinho da risada” cresceu e hoje é cantor em Pontal do Paraná


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/02/2022 às 16h24 Atualizado 17/02/2024 às 01h59

Riad Alves completa 18 anos no próximo mês, dia 25. Talvez você não lembre dele pelo nome, mas, certamente, deve lembrar do meme “gordinho da risada”, que estava por todo lado na internet e em programas de televisão, em 2014. Na verdade, até hoje o meme é compartilhado e utilizado na internet e TV.

O vídeo assistido e compartilhado milhões de vezes era assim: o menino gordinho tentava segurar o riso, mas soltava uma gargalhada ao ouvir uma história contada pelo irmão. E, no final, dizia: não entendi nada. O garoto era Riad Alves, morador de Pontal do Paraná. Relembre o vídeo:

Ele conta a história do vídeo e como ficou sua vida após toda repercussão. “Quando fiz o vídeo junto com meu irmão, eu tinha 10 anos e ele 14. A intenção dele era fazer uma brincadeira comigo e começou a falar algumas coisas e dizia: não pode rir. Só que eu não entendia nada, só prestava atenção no “não pode rir”. No final, rachei o bico dando risada e falei: não entendi nada. Foi tudo muito espontâneo”, relembra.

De um dia para outro, o vídeo explodiu em compartilhamentos e visualizações. “Foi tudo muito do nada, as pessoas me reconheciam na rua e pediam foto. O vídeo ficou ainda mais famoso quando passou no Pânico na TV, já foi visto mundialmente, passou até no BBB desse ano e em vários programas, famosos usam a imagem, a risada. Foi um período muito legal, hoje é impossível contabilizar as visualizações”, diz Riad.

De lá para cá, ele mudou bastante e não é mais tão reconhecido quanto antes. Emagreceu, cresceu e está tentando seguir a carreira de cantor e compositor com o nome MC Risadinha.

Linha do tempo

Cerca de um ano depois do sucesso do vídeo, Riad começou a ser chamado para se apresentar em programas de televisão. Ele já apareceu duas vezes no quadro Famosos da Internet, da apresentadora Eliana.

Até 2016, ele e o irmão, que aparecia no vídeo, tinham um canal no YouTube muito acessado e com milhares de inscritos, o “Irmãos Alves”. Porém, foram hackeados e perderam a conta. “Isso nos abalou bastante, ficamos muito mal porque era algo que estava mudando a nossa vida e decidimos parar de fazer vídeos”, conta.

Mas um tempo depois ele decidiu que era a hora de retornar para a internet. Em 2019, criou o canal MC Risadinha Oficial para tentar alavancar a carreira musical. Hoje, com mais de 61 mil inscritos no YouTube e 8 mil seguidores no Instagram, sua música mais vista é “O Gordinho tá Como”, que conta com quase 500 mil visualizações.

Sou cantor e compositor. Tenho já quatro músicas que fiz. Já fiz shows no litoral, em Paranaguá, Pontal do Paraná e estou tentando levantar minha carreira como MC. Mas, por causa do coronavírus, deu uma parada nos shows e o dinheiro apertou, então acabei dando um tempo. Neste ano quero voltar a cantar, fazer músicas e shows”, afirma Riad.

Hoje, o jovem estuda e trabalha como entregador, além de movimentar suas redes sociais.

Sem lucros com o meme

Ele conta que, após perder o canal em 2016, os direitos pela imagem do meme também foram perdidos. Com isso, não obteve nenhum lucro financeiro com o sucesso do vídeo, mesmo tendo virado paixão nacional.  

Quando o canal foi hackeado, não ganhei nada, o dinheiro foi roubado, até hoje as pessoas usam minha imagem e eu não ganho nada. Uma hora, quando sobrar o dinheiro necessário para contratar um advogado e entrar com um processo judicial sobre isso, eu vou correr atrás”, diz.

Atualmente, Riad quase não é reconhecido nas ruas se não usar a camiseta com o meme estampado. “Mas quando as pessoas veem que sou eu, elas ainda pedem fotos. É bem legal”, finaliza.