Ofertar vagas para pessoas com deficiência é novo foco de secretaria de Paranaguá


Por Publicado 21/09/2021 às 21h33 Atualizado 16/02/2024 às 14h02

O Dia Nacional da Luta pela Pessoa com Deficiência, comemorado ontem (21) teve diversas ações voltadas às Pessoas Com Deficiência (PCD) em Paranaguá, como vagas de emprego e conscientização da inclusão nos ambientes sociais, culturais e empregatícios.

Entre as principais referências da luta pela igualdade em Paranaguá, está a vereadora Isabelle Dias (PSB), que é muda e se destaca na luta pela igualdade entre os indivíduos. A parlamentar explica que é necessário garantir vagas no mercado de trabalho para quem tem algum necessidade especial, equiparando os espaços. “Ontem foi o Dia D. O dia direcionado ao cadastro da pessoa com deficiência. Antes nós não tínhamos uma visão mais ampla, mas aberta. Eu sinto e percebo que neste momento há uma visibilidade da pessoa com deficiência. O secretário João Lozano, do Trabalho e Emprego, tem motivado e fomentado que tudo isso ocorra. O que está faltando é o cadastro da pessoa com deficiência. Você não sabe onde essas pessoas estão. Por isso essa divulgação“, explica a vereadora que ressalta que com os cadastros atualizados, fica mais fácil garantir empregos para quem precisa.

Vereadora Isabelle Dias acompanha cadastramento de PCD’s no Dia D. Foto: Diogo Monteiro.

Lorena é uma mulher que nasceu surda. Apesar das limitações, ela se formou em Magistério, em técnico em Recursos Humanos e é bilíngue. A jovem fez a inscrição na vaga para PCD’s e contou um pouco da sua experiências. “Eu vejo que a minha vinda me dá uma nova oportunidade, um novo momento. Eu me senti super a vontade com a acessibilidade. As vezes a gente vai para uma vaga com uma certa expectativa e a gente percebe que não querem nos receber muito bem, e ainda acabam nos dando uma vaga inferir a nossa formação“, ressalta.

Para o secretário de Trabalho e Emprego, João Lozano, vai haver todo o esforço necessário para inserir pessoas com necessidades especiais nas empresas. “Na segunda-feira vamos realizar uma videoconferência com uma juíza para realizarmos o pedido de que saia um ofício dos juízes do trabalho para que eles peçam as empresas para que insiram não só os jovens que precisam do primeiro emprego, mas também os PCD’s. Esse é mais um avanço que estamos tendo“, diz o secretário que ressalta ser necessário haver mais datas como a desta semana.

João Lozano ainda explica que sabe bem como é ter um PCD na família e por isso mantém firme seu compromisso de garantir igualdade. “A gente só dá valor quando tem alguém com necessidades especiais em casa. Eu sou pai de dois PCD’s, um com problema visual e outra que é muda e surda. Então eu sei como é que é, desde o sofrimento até o que eles passam no cotidiano. Fazer a atualização é muito importante para que tenhamos conhecimento de quantas pessoas estão no cadastro“, ressalta o gestor.

O secretário ainda foca na importância de se destacar que cada profissional tem sua área de atuação e é importante ficar atento a essas questões. “A gente tem que demonstrar em qual profissão ele se enquadra. Não precisa, necessariamente, colocar ele em qualquer serviço. Eles estudaram e tem que ter respeito e igualdade. Isso é muito importante“, conclui.

confira a entrevista com a vereadora Isabele Dias: