Radar Portuário

Processo Seletivo do OGMO/Antonina contempla mulheres

Por Cristian César de Oliveira
19/07/2021 14:41 |
Atualizado em 17:21

Inscrições abertas para o Processo Seletivo, lançado pelo OGMO/Antonina, para a contratação de 100 trabalhadores que irão compor o quadro do Órgão. O edital traz uma novidade: mulheres também podem participar do processo. As vagas de Capatazia (Arrumador) estão disponíveis para preenchimento do quadro de CADASTRADOS (chamados de matriculados/Carteirões que formam quadro suplementar do sindicato), os quais serão escalados na falta de mão de obra dos trabalhadores REGISTRADOS (chamados de associados do sindicato).

Os Trabalhadores Portuários Avulsos executam a movimentação de mercadorias provenientes ou destinadas do transporte aquaviário dentro da área do porto organizado, com a intermediação obrigatória do órgão gestor de mão de obra.

Outra novidade, contida no edital, é a prova de títulos. São vários níveis de pontuação, desde Carteira Nacional de Habilitação (B/C/E), a trabalho já desenvolvido em área portuária, definidos em quatro etapas, incluindo teste de aptidão física. NÃO HAVERÁ PROVA ESCRITA. A taxa de inscrição é de R$ 80,00. A validade da seleção é de 2 anos, podendo se renovar por igual período. A expectativa é de elevado número de inscrições, tendo em vista que a escolaridade exigida é o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano completo.

  • Uma vez aprovado, o candidato será submetido a exames médicos (ASO) e treinamentos.
  • A jornada de trabalho é de seis horas, em forma de rodízio, e o pagamento definido em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.
  • A transposição do cadastro para o registro poderá ocorrer, assim que o Conselho de Supervisão do OGMO identifique a disponibilidade de vagas no quadro de registrados.

TPA mulher é raridade

Ainda é muito reduzido o número de mulheres desempenhando a função de TPAs. Algumas delas conseguiram acesso por meio de seleções públicas. Nos Portos de Vitória/ES e São Sebastião, algumas são estivadoras. No Porto de Paranaguá, dentre mais de mil homens inscritos no Ogmo, somente duas são registradas no Órgão, filiadas ao Sindicato dos Conferentes.

Capatazia

Atividade de movimentação de mercadorias nas instalações dentro do porto, compreendendo o recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para a conferência aduaneira, manipulação, arrumação e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcações, quando efetuados por aparelhamento portuário.