OGMO Paranaguá promove palestras sobre temas relacionado às mulheres e presença feminina no setor portuário


Por Diogo Monteiro Publicado 08/03/2022 Atualizado 17/02/2024

O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO) iniciou a semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08) com uma programação especial com ações que visam a discussão e a análise da ampliação da presença das mulheres no setor portuário e na sociedade.

Na manhã desta terça-feira (8), as colaboradoras receberam a Gerente de Recursos Humanos (RH) do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Thais Marques, que buscou fortalecer a autoconfiança em um bate papo descontraído com o tema “A beleza de cada ciclo”, com o objetivo principal de criar a reflexão sobre a importância do fortalecimento feminino. “Hoje o nosso encontro falou sobre o amor próprio, do autoconhecimento e confiança, inspirando as mulheres a viverem o seu ciclo de forma plena, sem receio do envelhecimento e mostrando o valor que cada fase tem pra si, criando uma legião do bem para cada mulher em sua fase”, diz.

Apesar do fato de o setor portuário ainda ser predominantemente masculino, Thais ressalta que a cada dia as empresas estão evoluindo e ampliando as contratações de mulheres para diversas funções. Ela destaca que a competência e o profissionalismo independem do sexo. “Sobre a mulher no mercado de trabalho, é uma questão que tem evoluído muito e tenho visto que as mulheres têm se posicionado mais e se colocando de fato naquele lugar que também é dela. A competência e o profissionalismo independem de ser homem ou mulher e muitas empresas tem aberto muito esse diálogo e inserindo cada vez mais a presença feminina no ambiente profissional”, conclui.

Um novo olhar de si mesma

A colaboradora Patrícia Ribeiro da Silva comenta que a palestra teve um impacto transformador em relação a forma de viver. Em uma dinâmica, ela refletiu sobre seus defeitos e qualidades, fazendo com que se enxergasse sob uma nova perspectiva. “Essa palestra nos fez refletir muito como nós mulheres nos vemos, nessa dinâmica tivemos que olhar um espelho e falar sobre nossas qualidades e defeitos, fazendo com que nós pudéssemos enxergar a nossa importância na vida”, comenta.

Além disso, ela também refletiu sobre os afazeres profissionais e domésticos e percebeu o quanto essas obrigações revelam sua força e capacidade de exercer suas funções sem deixar que as frustrações do dia atrapalhem a sua vida. “A mulher tem se empoderado cada vez mais, nós temos personalidade forte e as obrigações da casa nos fazem crescer e ter mais força, desde deixar nossos filhos em casa, trabalhar e continuar dando a mesma atenção quando chegamos em casa, nos mostra quanta força nós temos para seguir cada vez mais adiante”, diz.

Shana é a diretora executiva do OGMO e idealizou as ações. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral
Mais debates serão realizados

De acordo com a diretora executiva do OGMO, Shana Carolina Bertol, a programação para a Semana da Mulher foi pensada com o objetivo de impactar as participantes, gerando reflexão e debates que levem as mulheres para uma nova perspectiva de vida, a partir das experiências compartilhadas. “Nós preparamos uma semana com muito amor, carinho e, principalmente, com um propósito muito maior do que simplesmente entregar uma flor ou um mimo. Nosso objetivo é trazer para reflexão temas que impactem as mulheres e as encorajem a escolherem seus próprios caminhos”, explica.

As palestras e encontros continuarão sendo realizados no auditório do órgão portuário e outros temas como violência doméstica, a mulher na política e direitos e protagonismo da mulher no trabalho portuário também serão discutidos. “Nesta quarta-feira (9), Marcia Garcia, coordenadora da Patrulha Maria da Penha vem falar sobre a violência contra a mulher e teremos uma videoconferência com o OGMO de Salvador, com a Daniela Pinheiro, que trabalha no órgão desde 1995 e vem contar sobre a sua experiência. Quinta-feira (10), teremos a vereadora Vandecy Dutra falando sobre a representatividade da mulher na política e, na sexta-feira (11), teremos uma palestra com a Silvana Alves, advogada especialista em direito portuário, que vem falar sobre o protagonismo feminino e os desafios da mulher no trabalho portuário”, conclui Shana.