OGMO/Paranaguá promove café com representantes dos sindicatos de Trabalhadores Portuários Avulsos de Paranaguá


Por Assessoria de Imprensa Publicado 04/02/2022 às 17h08 Atualizado 17/02/2024 às 01h14

O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO/Paranaguá) promoveu, na manhã de quarta-feira (02), mais uma edição do “Café com Sindicatos”, com a participação dos principais representantes dos sindicatos de Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) de Paranaguá.

O encontro foi comandado pela diretora executiva do OGMO/Paranaguá, Dra. Shana Colaço Bertol, e teve o objetivo de discutir o alinhamento do trabalho colaborativo para preparar o trabalhador portuário avulso para o “Porto do Futuro”. “A ideia é construirmos juntos soluções para que a mão de obra avulsa atenda com qualidade as necessidades do porto, que, por sua vez, aplica cada vez mais soluções inovadoras nas operações e adota processos tecnológicos”, explica a diretora executiva.

Essa foi a primeira vez que Izaias Vicente da Silva Junior, presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (SINDESTIVA), conseguiu participar do encontro promovido pela entidade. “Pudemos ver a importância deste bate-papo por abranger todas as atividades do trabalho portuário; esse trabalho que é muito importante por trazer o sustento para toda a cidade de Paranaguá. A preocupação com a ausência dos trabalhadores, assim como com o grau de formação, nível de escolaridade e processo constante de especialização, é evidente”, comentou. Já para o presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Estado do Paraná, Antônio Santos, essa iniciativa é muito importante para o alinhamento do setor. “A disposição da diretoria executiva do OGMO/Paranaguá para abrir caminhos entre o trabalhador e o operador e, principalmente, de entender suas necessidades é o suficiente para compreender a importância desse encontro”, explica.

Presente ao Café com Sindicatos, o presidente do Sindicato dos Vigias Portuários de Paranaguá e da Intersindical de Paranaguá, Marcos Ventura Alves, destacou a importância do encontro. “Queremos agradecer a presença dos sindicatos da orla portuária e ao time do OGMO/Paranaguá liderado pela Dra. Shana no segundo ‘Café com Sindicatos’, um encontro que permite levar as nossas necessidades e encontrar uma solução em conjunto, objetivando melhorias nas operações portuárias”, ressaltou o dirigente sindical.

Ainda estavam presentes no encontro Oziel Serafim Felisbino, presidente do Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá e Pontal do Paraná; Ednei Domingos Silveira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Bloco de Paranaguá e Antonina, assim como secretários e diretores sindicais.

Um novo “Café com Sindicatos” foi agendado para o fim de fevereiro. “Queremos que essa relação criada com os trabalhadores sindicalizados continue de forma honesta e profissional. Dessa forma, estaremos em constante processo de aprendizado, evolução e qualificação de todos os envolvidos”, finaliza Dra. Shana Bertol