Policial

Operação da Polícia Civil e PRF prendem 11 pessoas por envolvimento com roubo de cargas em Paranaguá

Por Diogo Monteiro
23/03/2022 13:59 |
Atualizado em 12:29

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), uma operação que combate organizações criminosas envolvidas nos sequestros de caminhoneiros e roubos de carga no Litoral. Na ação, foram cumpridas 60 ordens judiciais, sendo 19 mandados de prisão temporárias, 27 mandados de buscas e apreensão, além de 14 sequestros de bens. Em Paranaguá, 11 pessoas foram encaminhadas para a sede da Delegacia da Polícia Civil em Curitiba.

Segundo o agente da PRF Elton Scremin, os criminosos ficavam escondidos na mata e abordavam os motoristas na BR-277. “O modo de operação dos criminosos sempre é o mesmo, eles ficam escondidos na mata e acabam recebendo informações dos caminhões que trafegam pela rodovia ou estão parados no acostamento ou em postos. Eles utilizam equipamentos tecnológicos para travar o sistema de localização e bloqueio do caminhão, facilitando o crime”, disse o policial.

Além de Paranaguá, a operação foi realizada em Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária, Colombo e Maringá. O delegado da Polícia Civil, André Felts, destacou que a maioria dos integrantes do grupo já tinha passagem por crimes ligados ao roubo de carga. “A maioria dos criminosos já têm passagens policiais por crimes como roubo de carga, receptação e homicídio. Durante os crimes, eles abordavam motoristas e roubavam as cargas e, em alguns casos, ainda os levavam para cativeiros, onde ficavam presos até que a carga fosse levada para barracões de membros do grupo”.

Confira a entrevista coletiva completa concedida na Delegacia da Polícia Civil de Curitiba: