Produção de Eventos

O que é casamento intimista?

Por Priscilla Nakamura
25/06/2021 13:30 |
Atualizado em 16:32

Na semana passada, compartilhei, aqui, dicas sobre como “casar em casa”, e recebi algumas dúvidas em relação a esse formato de evento intimista. Diante disso, resolvi compartilhar com vocês o que é um casamento intimista, e, ainda, 3 pontos positivos e 3 pontos negativos sobre esse tipo de celebração!

Antes de mais nada, o número de convidados é um fator importante na determinação do estilo do casamento que iremos realizar. O casamento intimista é, em sua essência, um evento com um número reduzido de convidados (sugiro até 20 pessoas no total), cuja celebração transborda muito amor, daquelas festas com “poucos e bons” convidados. Muitos noivos têm optado por esse tipo de cerimônia durante a pandemia, e, a meu ver, a maior vantagem é poder caprichar nos detalhes e receber muito bem todos os convidados. Abaixo, listei alguns pontos importantes a serem considerados:

O que é casamento intimista?, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

Pontos positivos

1) Orçamento enxuto: menos convidados, menos investimento! Geralmente, os custos do casamento são escalonados proporcionalmente ao número de convidados presentes.

2) Menos convidados, mais qualidade: por termos um número reduzido de convidados presentes, podemos investir em alguns mimos individuais (alugar pratos e guardanapos mais elaborados, por exemplo); elevando a qualidade e custo por convidado – mas não sendo esse um fator tão considerável, uma vez que temos um custo mais reduzido.

3) Mais opções de locais: com poucos convidados, fica mais fácil de conciliarmos um espaço, data (ou até mesmo alugar uma pousada, por que não?) para celebrar o seu evento! Que tal passar um final de semana especial com os seus convidados numa pousada? Ou então, casar-se no jardim da residência de sua avó? Ou celebrar naquele restaurante preferido, em um rooftop bacana?

O que é casamento intimista?, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná

Pontos negativos

1) Lista de convidados: aqui a restrição é extrema! Apenas familiares próximos, mesmo!

2) Menos presentes: os presentes são essenciais para ajudar vocês a montar a casa nova? Então, preparem-se para investir mais nesse quesito. Com menos convidados, vocês não receberão tantos presentes.

3) Festa rápida: com menos convidados presentes, provavelmente sua celebração será mais rápida do que o comum. Geralmente, um casamento dura em torno de 6-8 horas. Já um casamento intimista, podemos prever um tempo reduzido a 50% disso (ou seja, em torno de 3-4 horas de duração).Independentemente, de você realizar uma cerimônia de casamento grande, ou miniwedding, ou intimista, o importante é celebrar esse momento especial com as pessoas que vocês amam por perto, ok?